Encontre: (a) os intervalos nos quais f é crescente, (b) os intervalos nos quais f é decrescente, (c) os intervalos abertos nos quais f é côncava para cima, (d) os intervalos abertos nos quais f é côncava para baixo, (e) as coordenadas x de todos os pontos de inflexão.

16. f x = 5 - 4 x - x 2

Passo 1

Podemos responder sem grandes dificuldades todos os itens apenas analisando o gráfico:

Passo 2

(a) f é crescente desde - ∞ até x = - 2 . Então, o intervalo será:

( - ∞ ,   - 2 )

Passo 3

(b) f passa a ser decrescente a partir de x = - 2 até o infinito. Então, o intervalo será:

( - 2 , + ∞ )

Passo 4

(c) f é sempre côncava pra baixo, logo, em ( - ∞ , + ∞ )

Passo 5

(d) f não tem concavidade voltada pra cima em nenhum intervalo.

Passo 6

(e) f sempre tem concavidade voltada pra baixo, logo, não tem pontos de inflexão, pois são pontos em que a concavidade se altera.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Demonstre que, se as funções positivas f ( x ) e g ( x ) crescem a mesma taxa quando x → ∞ então f = O ( g ) e g = O ( f )
Demonstre que 10 x + 1 e x + 1 crescem à mesma taxa quando x → ∞ mostrando que ambas crescem à mesma taxa que x quando x → ∞ .
Suponha que você esteja procurando um item em uma lista ordenada composta por 450 mil itens ( extensão de todo o WebstersThird New International Dictionary). Quantos passos podem ser necessários para
Repita o exercício 23, para as funções:n ; sqrt(n) log_2 n ; ( log_2 n )^2
Suponha que você esteja procurando um item em uma lista ordenada composta por um milhão de itens. Quantos passos podem ser necessários para encontrar esse item por meio de uma busca sequencial? E por