Nos Exercícios de 1 a 4, comprove que as condições ( i ) , ( i i ) e ( i i i ) das hipóteses do teorema de Rolle estão satisfeitas pela função dada no intervalo indicado. Ache, então, um valor adequado de c que satisfaça a conclusão do teorema de Rolle.

1. f x = x 2 - 4 x + 3 ; [ 1,3 ]

Passo 1

Vamos testar as condições e depois achar um valor c segundo o teorema.

Passo 2

A condição ( i ) pede que a função seja contínua no intervalo fechada, no caso, f x = x 2 - 4 x + 3 é um polinômio e, portanto, contínuo no intervalo [ 1,3 ] . Condição comprovada.

Passo 3

A condição ( i i ) pede que a função seja derivável, por ser um polinômio, sabemos que f ( x ) é derivável em [ 1,3 ] . Condição comprovada.

Passo 4

A condição i i i pede que f a = 0 e f b = 0 no intervalo [ a , b ] . Basta substituirmos em f ( x ) os valores do intervalo.

f 1 = 1 - 4 + 3 = 0

f 3 = 9 - 12 + 3 = 0

Condição comprovada.

Passo 5

Pelo teorema de Rolle, existe c no intervalo [ 1,3 ] tal que f ' c = 0

Derivando f ( x ) :

f ' x = 2 x - 4

Queremos o valor c quando a derivada for 0, então:

f ' c = 2 c - 4 = 0

c = 2

Como c está dentro do intervalo [ 1,3 ] , a conclusão do teorema foi satisfeita.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que a equação tem exatamente uma raiz real.20. x 3 + e x = 0
Seja f x = 2 - 2 x - 1 Mostre que não existe um valor c tal que f 3 - f 0 = f ' ( c ) ( 3 - 0 ) Por que isso não contradiz o Teorema do Valor Médio?
Use o grafico dado no exercicio 7 para estimar os valores de c que satisfaçam à conclusao do teorema do valor medio pra [ 1,7 ]
Seja f x = x - 1 - 2 . Mostre que f 0 = f 2 , mas não existe c em 0,2 tal que f ' c = 0 . Por que isso não contradiz o Teorema de Rolle?
Verifique que a função satisfaz as três hipóteses do Teorema de Rolle sobre o intervalo dado. Então encontre todos os numero c que satisfazem a conclusão do teorema de Rolle. f x = x x + 6 , [ - 6,0 ]