A figura a seguir mostra o gráfico de y = - x 2 transladado para duas novas posições. Escreva equações para os novos gráficos.

Passo 1

Esta é uma questão simples. Como ela já nos deu a equação de uma das funções, basta analisarmos o que aconteceu com ela para conseguir identificar o gráfico das outras curvas. Isto é, ocorreu alguma translação? Se sim, foi vertical ou horizontal? Ou o que ocorreu foi uma rotação? Quantos graus foi a translação?

Vamos então começar por identificar o que ocorreu. Tanto para a posição ( a ) quanto a ( b ) , o que ocorreu foi uma translação horizontal. Uma translação horizontal é realizada da seguinte forma:

g x = f ( x + h )

Em que h é o número de unidades a ser transladada. Se h > 0 , a função é transladada para a esquerda. Se negativo, para a direita. Vamos então identificar a equação de casa posição.

Passo 2

Começando pela posição ( a ) , observamos que a curva foi transladada para a esquerda em 7 unidades. Portanto, h = 7 . Logo, a nossa função é:

g x = f x + 7 = - x + 7 2

Passo 3

Já na posição ( b ) , observamos que a curva foi transladada para a direita em 4 unidades. Portanto, h = - 4 . Logo, a nossa função é:

h x = f x - 4 = - x - 4 2

Resposta

a   g x = - x + 7 2

b   h x = - x - 4 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas. y = 4s e n ( 3 x )
Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas. y = -x 3
Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas. y =2 x - 2
Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas. y = x - 2 - 1
Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas. y = x 2 + 6 x + 4