Na Teoria Especial de Relatividade, o comprimento l de um bastão curto em movimento longitudinal é uma função l = l ( v ) da velocidade v do bastão. A Figura Ex-31, em que c denota a velocidade da luz, exibe algumas das características qualitativas dessa função.

(a) Qual a interpretação física de l 0 ?

(b) Qual é o lim v → c - ⁡ l ( v ) ? Qual é o significado físico desse limite?

Passo 1

Não é nosso objetivo aqui adentrar no assunto da Teoria da Relatividade, mas, vejamos uma coisa interessante: a teoria prevê que, em velocidades suficientemente altas, um objeto, suficientemente curto, vai ter seu comprimento reduzido com o aumento dessa velocidade!

Isso acontece com qualquer objeto, na realidade, mas quanto mais curto e quanto maior a velocidade a qual ele for submetido, mais perceptível vai ser esse fenômeno. Lembrando que a velocidade limite é sempre a velocidade da luz, denotada por c !

Resposta

(a)Fica fácil entender que l 0 nada mais é que o comprimento original do objeto, em repouso!

(b)O significado é a aproximação da velocidade do objeto à velocidade da luz, que, de modo geral, não é atingível pra objetos macroscópicos. Porém, se fosse, o objeto estaria cada vez mais perdendo comprimento, praticamente desaparecendo!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois estudantes estão discutindo o limite de x quando x tende a 0. Um deles afirma que o limite é 0, e o outro, que esse limite não existe. Escreva um parágrafo curto discutindo os prós e os contras d
Dados uma função f e um número real a , explique informalmente por que lim x → 0 ⁡ f ( x + a ) = lim x → a ⁡ f ( x ) (Aqui, a igualdade significa que ambos os limites existem e são iguais ou nenhum do
Encontre os limites.12.underset(x - 1)(lim) (3 x^2 - x - 2)/(2 x^2 + x - 3)
Encontre os limites.6.underset(x - 0)(lim) (6 x - 9)/(x^3 - 12 x + 3)