Enunciado

Use os resultados do Exercício 81 para mostrar que a função apresenta inversa em seu domínio. Determine uma fórmula para d f - 1 / d x   usando o Teorema 3 da Seção 3.8.

f x = x 5 3

Passo 1

O teorema 3 citado nos diz que:

“Se f tiver um intervalo I como domínio e f ' x existe e nunca é nula em I , então f - 1   é derivável em qualquer ponto de seu domínio. O valor de f - 1 no ponto b do domínio de f - 1 é a recíproca do valor de f ' no ponto a = f - 1 ( b ) :

f - 1 ' b = 1 f ' f - 1 b = 1 f ' ( a )

ou

d f - 1 d x = 1 d f d x  

E sabemos que uma função só admite inversa se ela for bijetora, ou seja for injetora e sobrejetora ao mesmo tempo (cada elemento do domínio resulta em um valor diferente no contradomínio).

Como vimos no exercício 81, funções crescentes e decrescentes são injetoras, logo precisamos verificar que a função é crescente ou decrescente em seu domínio (não pode ser nula, ou seja f ' x ≠ 0 em todo o domínio).

E depois calculamos a derivada da inversa pelo teorema. Vamos lá?

Passo 2

A nossa função é:

f x = x 5 3

Derivando...

f ' x =   5 x 2 3 3

Observe que 5 x 2 3 3 > 0   para todo x ≠ 0 .   Logo, a função é crescente e possui inversa em todos os pontos com x ≠ 0 .

E a derivada da inversa é: d f - 1 d x = 1 5 x 2 3 3 = 3 5 x 2 3 → x ≠ 0 .

Resposta

d f - 1 d x = 1 5 x 2 3 3 = 3 5 x 2 3 → x ≠ 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

56. Em cada parte, encontre funções f e g que sejam positivas e crescentes em - ∞ ,+ ∞ e com as quais f g tem a propriedade indicada.c) f g é crescente em - ∞ ,+ ∞ .
47-48. Use um recurso computacional para gerar os gráficos de f ' e f ' ' no intervalo indicado; use os gráficos para estimar as coordenadas x dos pontos de inflexão de f , os intervalos nos quais f é
Use a definição 4.1.1 para provar que f x = 1 x é decrescente em 0 ,+ ∞ .
Use a definição 4.1.1 para provar que f x = x 2 é crescente em 0 ,+ ∞ .
57. a) Prove que o polinômio cúbico geral: f x = a x 3 + b x 2 + c x + da ≠ 0 Tem exatamente um ponto de inflexão.b) Prove que, se o polinômio cúbico tiver três cortes com o eixo x , o ponto de inflex