Para o aço ao carbono (comum), determine o seguinte:
- O limite de escoamento aproximado,
- O limite de resistência à tração
- A ductilidade aproximada, em termos do alongamento percentual.
Passo 1
Letra a:
É possível fazer uma captura de tela e imprimir toda a curva de tensão-deformação da liga de aço carbono simples. Como a curva tensão-deformação exibe o fenômeno do ponto de escoamento, consideramos a tensão de escoamento como o ponto de escoamento mais baixo, que, para este aço, é de cerca de 225 MPa.
Passo 2
Letra b:
A leitura máxima na janela de tensão localizada abaixo do gráfico à medida que o ponto do cursor é arrastado ao longo da curva tensão-deformação é de 274 MPa, o valor da resistência à tração.
Passo 3
Letra c:
O percentual aproximado de alongamento corresponde à tensão na fratura multiplicada por 100 (43,0%) menos a tensão elástica máxima (ou seja, valor da tensão na qual a linearidade da curva termina multiplicada por 100 - neste caso, cerca de 0,6 %); isso fornece um valor de cerca de 42,4% EL.
Resposta
- É possível fazer uma captura de tela e imprimir toda a curva de tensão-deformação da liga de aço carbono simples. Como a curva tensão-deformação exibe o fenômeno do ponto de escoamento, consideramos a tensão de escoamento como o ponto de escoamento mais baixo, que, para este aço, é de cerca de 225 MPa.
- A leitura máxima na janela de tensão localizada abaixo do gráfico à medida que o ponto do cursor é arrastado ao longo da curva tensão-deformação é de 274 MPa, o valor da resistência à tração.
- O percentual aproximado de alongamento corresponde à tensão na fratura multiplicada por 100 (43,0%) menos a tensão elástica máxima (ou seja, valor da tensão na qual a linearidade da curva termina multiplicada por 100 - neste caso, cerca de 0,6 %); isso fornece um valor de cerca de 42,4% EL.