Para cada um dos seguintes pares de polímeros, faça o seguinte: (1) diga se é possível determinar se um polímero tem maior possibilidade de cristalizar que o outro; (2) Se isso for possível, diga qual apresenta a maior probabilidade, e então cite a(s) razão(ões) para sua escolha; e (3) Se não for possível fazer essa determinação, diga o porquê.

  1. Cloreto de polivinila linear e sindiotático; poliestireno linear e isotático
  2. Fenol-formaldeído em rede; cis-isopreno linear e com alto grau de ligações cruzadas
  3. Polietileno linear; polipropileno isotático levemente ramificado.

Passo 1

Pra responder essa questão vamos entender o que é a cristalização. A cristalização dos polímeros no caso quer dizer a compactação da cadeia de forma que o arranjo das moléculas fique ordenado.

Então quanto mais complexa for a molécula, no sentido de ter de repente anéis ou ramificações, mais difícil é dessas cadeias se compactarem totalmente fazendo com que apareçam regiões amorfas ali no meio.

Beleza, agora sabendo disso, vamos analisar as estruturas de cada uma e escolher o que a questão pede.

Passo 2

Antes de olhar as estruturas, vamos desvendar o que significa cada um desses nomes:

Linear – a cadeia não se conecta com outras, cada “fio” de moléculas é independente. Isso facilita o processo de compactação!

Sindiotátio – As ramificações se alternam, tipo uma pra cima uma pra baixo uma pra cima uma pra baixo.

Isotático – As ramificações estão todas pro mesmo lado.

Agora vamos olhar pra estrutura das moléculas!

Cloreto de polivinila:

Poliestireno:

Olhando pras duas moléculas a gente pode imaginar que a molécula do cloreto de polivinila é bem menor e menos complexa. Além disso, o fato das ramificações serem alternadas facilita o encaixe para que as cadeias se compactem. Então o mais provável de cristalizar é o cloreto de polivinila.

Passo 3

Na letra b vemos duas novas informações:

Ligações cruzadas – São ligações entre as cadeias (“fios”) de polímero.

Polímero em rede – São ligações tridimensionais entre as moléculas de polímero.

Detalhe, o polímero com muitas ligações cruzadas também pode ser considerado em rede.

Em ambos os casos a compactação se torna muito difícil, uma vez que esses tipos de ligação determinam a distância entre as cadeias, impedindo que elas fiquem mais próxima.

Então pra essas duas opções não é possível dizer quem tem mais chance de se cristalizar.

Passo 4

Na letra c, temos duas moléculas simples. Onde uma é linear e sem ramificações, devido a sua estrutura, que é o etileno:

E a outra é levemente ramificada.

Nesse caso, o polietileno é mais provável de cristalizar justamente por ter todos os aspectos favoráveis a cristalização: molécula pequena, simples, não ramificada e linear.

Resposta

  1. Cloreto de polivinila
  2. Não é possível dizer
  3. Polietileno
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A célula unitária para o C r 2 O 3 apresenta simetria hexagonal com os seguintes parâmetros da rede cristalina: a = 0.4961 n m e c = 1.360 n m . Se a massa específica desse material é de 5.22 g / c m
O óxido de magnésio tem a estrutura cristalina do sal-gema e uma massa específica de 3.58 g / c m 3 . Determine o comprimento da aresta da célula unitária.Como esse resultado se compara ao comprimento
Calcule a massa específica teórica do diamante dado que a distância C-C e o ângulo de ligação são de 0.154n m e 109.5 º º, respectivamente. Como esse valor se compara à massa específica medida?
Para cada uma das seguintes estruturas cristalinas, represente o plano indicado do modo feito nas Figuras 3.11 e 3.12, mostrando tanto os ânions quanto os cátions:plano (100) para a estrutura cristali
Para um composto cerâmico, quais são as duas características dos íons que os compõem, as quais determinam a estrutura cristalina?