O óxido de magnésio tem a estrutura cristalina do sal-gema e uma massa específica de
- Determine o comprimento da aresta da célula unitária.
- Como esse resultado se compara ao comprimento da aresta determinado a partir dos raios na Tabela 12.3, considerando que os íons e apenas se tocam ao longo das arestas?
Passo 1
Essa parte do problema exige que a gente determine o comprimento da borda da célula unitária para o MgO. A densidade do MgO é de e a estrutura do cristal é sal-gema. Da equação 12.1:
Ou, resolvendo para a:
Na medida em que existem 4 unidades de fórmula por célula unitária para a estrutura de cristal de sal-gema, e os pesos atômicos de magnésio e oxigênio são 24,31 e 16,00 g/mol, respectivamente, quando resolvemos a da equação acima:
Passo 2
Agora na letra b:
O comprimento da aresta é determinado a partir dos raios e para esta parte do problema. Agora para a estrutura de cristal de sal-gema:
Da tabela 12.3:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
A estrutura cristalina da blenda de zinco pode ser gerada a partir de planos compactos de ânions. a A sequência de empilhamento para essa estrutura será C F C ou H C ? Por quê? b Os cátions ocuparão p
Demonstre que a razão mínima entre os raios do cátion e do ânion para um número de coordenação de 8 vale 0,732 .
Mostre que a razão mínima entre os raios do cátion e do ânion para um número de coordenação de 4 vale 0,225 .
Calcule o fator de empacotamento atômico para a estrutura cristalina do cloreto de césio, para a qual r c / r a = 0,732 .
Com base nas cargas iônicas e nos raios iônicos dados na tabela 12.3 , estime a estrutura cristalina para os seguintes materiais: aC s I bN i O cK I d N i S Justifique suas escolhas.