Considere o processo descrito a seguir:
A produção de monoacetato de vinila (VAM) pode ser feita a partir de ácido acético, etileno e oxigênio. As etapas do processo após a reação, envolvendo a purificação dos compostos obtidos, estão ilustradas na Figura acima. As colunas C-número são de absorção ou destilação. Os produtos da reação entram na coluna C-1 em fase gás. A entrada da coluna C-6 constitui-se de fase aquosa.
No fluxograma de purificação do processo de produção do VAM, os equipamentos C-1, C-5, E-2, E-5 representam, respectivamente,
- Coluna de absorção, coluna de destilação, refervedor e condensador.
- Coluna de absorção, coluna de absorção, refervedor e condensador.
- Coluna de absorção, coluna de destilação, condensador e refervedor.
- Coluna de destilação, coluna de destilação, refervedor e condensador.
- Coluna de destilação, coluna de absorção, condensador e refervedor.
Passo 1
Para a coluna C-1, as opções que temos nas alternativas são Coluna de Destilação e Coluna de Absorção. Vamos avaliar aqui a coluna C-1.
A coluna C1 não possui condensador no topo e nem refervedor no fundo. Portanto, ela não pode ser uma coluna de destilação. Portanto, a única opção que resta é a coluna de absorção. E o enunciado é para afirmar para a gente que entra na coluna C-1 um gás. Logo, confere com o que vimos sobre a coluna de absorção com carga gasosa.
Passo 2
Já para a coluna C-5, temos o condensador e o refervedor. Portanto, é uma coluna de destilação.
Passo 3
Já E-2 fica no topo da coluna e condensa todo o vapor que está subindo para retornar para a coluna. Comparando com a representação de coluna de destilação que vimos, o topo da coluna é o condensador.
Portanto, E-2 é um condensador.
Passo 4
Já E-5 fica no fundo da coluna e, portanto, referve todo o líquido está descendo. E-5 é o refervedor.
Portanto, a resposta é a letra c).
Resposta
Letra c).