Um processo é representado pelo fluxograma abaixo.
Sabendo que amina é um solvente e que os termos “rica” e “pobre” fazem referência à concentração dos contaminantes, identifique quais são os processos envolvidos nos equipamentos 1 e 3 .
Passo 1
Para definirmos quais são os processos, precisamos avaliar as correntes de entrada e saída de cada equipamento.
No primeiro equipamento, observe que não há presença de refervedores ou condensadores fazendo reciclos no fundo ou topo, assim não é uma coluna destilação.
Temos como carga um gás contaminado e, como não há aquecimento, o princípio de separação não é a diferença de volatilidade e sim de solubilidade.
Logo, o que temos é a transferência de contaminantes, por diferença de solubilidade, do gás para um solvente (amina pobre) pobre em contaminantes. Assim, o gás perde os contaminantes e fica purificado, enquanto osolvente fica rico em contaminantes (amina rica).
Assim, esse processo é uma coluna de absorção!
Passo 2
O próximo equipamento (3) possui como entrada a amina rica, ou seja, a carga é um líquido contaminado.
Esse equipamento também não possui condensadores e refervedores, e, portanto, também não ocorre destilação. A saída do equipamento 3 é a amina pobre, ou seja, foi removido contaminante do líquido e, para isso, foi utilizado um gás isento de contaminantes (que veio do equipamento 7).
Logo, esse processo é uma coluna de esgotamento. colunas de esgotamento são, geralmente, utilizadas após colunas de absorção para recuperação do solvente já utilizado.
Resposta
Absorção (1) e Esgotamento (3).