Qual a principal diferença entre o flash mecânico e o flash térmico?

Passo 1

O flash térmico, como o nome já indica, utiliza a diferença de temperatura para realizar a separação. Então, esse processo possui um dispositivo no seu tanque para adicionar ou remover calor.

Já o flash mecânico não possui esse dispositivo, mas sua carga passa por uma válvula que é responsável por alterar a pressão!

Passo 2

Vamos de exemplo:

Digamos que a gente tenha uma mistura de dois líquidos com volatilidades distintas e queremos separar eles.

Se a gente optar por usar o flash térmico, podemos entrar com a carga líquida e usar o dispositivo pra adicionar calor ao sistema. Assim, o cara com maior pressão de vapor (volatilidade) passa pra fase de vapor ao receber calor, enquanto o outro permanece na fase líquida. Show, separamos nossos compostos!

Se, por outro lado, a gente optar por utilizar o flah mecânico, a gente pode entrar com a carga líquida pressurizada. Aí, dentro do equipamento a gente trabalha com uma pressão mais baixa. Quando nossa mistura “encontra a pressão mais baixa”, o cara mais volátil passa pro estado de vapor (a alta pressão de antes tava “empurrando ele” pra fase líquida), enquanto o menos volátil permanece na fase líquida.

Sacou a diferença dos dois processos? Um trabalha com calor e o outro com pressão 😉

Resposta

Flash térmico opera com variação de temperatura e flash mecânico com variação de pressão.

Exercícios Resolvidos de Classificação dos Processos de Separação

Ver Teoria