Crie uma classe círculo com os métodos d e s l o c a r que desloca o centro do círculo em x e y , a u m e n t a r que aumenta o raio do círculo, e i m p r i m i r que mostra as informações do círculo. Crie um construtor que defina os dados iniciais do círculo (raio e centro). Os atributos da classe devem ser privados.

Passo 1

E aí galerinha!

Essa questão está pedindo pra gente criar uma classe que represente um círculo. O detalhe é que ela quer que a gente deve incluir um método construtor no desenvolvimento dessa classe.

Dando uma olhada no enunciado, e a gente vai ter que criar mais três métodos: d e s l o c a r , a u m e n t a r e i m p r i m i r . O método deslocar modifica a posição x , y do círculo, o método aumentar modifica o tamanho do raio, e o método imprimir mostra as informações do círculo. Todos esses métodos devem estar disponíveis para uso, então devem ser públicos.

Pensando um pouco na descrição desses métodos, podemos dizer que vamos precisar de três atributos: um para a posição no eixo x, outro para posição no eixo y e um terceiro para representar o raio.

Mas antes de começar a codificar, vamos escrever o cabeçalho do código:

Passo 2

Show de bola. Vamos começar a nossa classe!

Primeiro declaramos uma classe chamada C i r c u l o :

Dentro dessas classes vamos criar os atributos três atributos privados. Os atributos x e y para representar a posição, e o atributo r para representar o raio. Os três atributos podem ser quaisquer números reais, então vamos declarar como float.

Beleza, atributos criados, vamos agora pros métodos. Essa classe vai possuir quatro métodos públicos: o método construtor, e os métodos d e s l o c a r , a u m e n t a r e i m p r i m i r .

Pra criar um construtor é só você lembrar que um construtor é um método sem tipo com o mesmo nome da classe. Então vamos declarar o construtor:

Por enquanto, vamos apenas declarar o construtor, por isso botamos um ponto-e-vírgula no final da linha 09.

Agora vamos declarar os demais métodos, d e s l o c a r , a u m e n t a r e i m p r i m i r .

E com todos os métodos declarados podemos fechar a classe!

Passo 3

Beleza, o esqueleto da classe está concluído! Agora precisamos desenvolver o comportamento dos métodos! Então vamos definir cada um dos métodos. Pra gente definir um método fora da classe é bem fácil, é só fazer assim:

Vamos começar definindo o construtor. Pra isso vamos chamar o construtor fora da classe. O construtor vai receber como parâmetro os valores de cada um dos atributos. E dentro do método construtor vamos inicializar os atributos da classe com os valores dos parâmetros recebidos.

O próximo passo é definir o método d e s l o c a r . Esse método vai receber como parâmetro um valor de deslocamento para cada uma das componentes. E dentro desse método vamos atualizar os atributos x e y para adicionar o valor de deslocamento.

Seguindo em frente, vamos desenvolver o método a u m e n t a r . Esse método vai receber como parâmetro um valor de proporção, e dentro do método vamos multiplicar o valor do raio por essa proporção.

O último método que precisamos desenvolver é o i m p r i m i r , que não precisa receber nenhum parâmetro. Dentro desse método vamos apenas usar o c o u t para imprimir uma mensagem com todos os atributos da classe:

E com isso a gente termina de desenvolver os métodos da classe! A classe está prontinha!

Passo 4

Show de bola. Agora é só a gente testar a classe.

Vamos instanciar um objeto da classe C i r c u l o . Lembre-se que essa classe tem um construtor, então, no momento que criamos um objeto temos que usar os parêntesis para passar os parâmetros do construtor:

Em seguida, vamos executar alguns métodos, e rodar o código:

O resultado é:

Resposta

Exercícios Resolvidos de Construtores

Ver Teoria