Um físico está simulando o comportamento de múltiplos corpos em um espaço tridimensional. Desenvolva uma classe C o r p o onde a classe construtora receba os parâmetros X ,   Y e Z referentes à posição inicial do centro de massa do corpo. Porém, se o objeto for instanciado sem nenhum parâmetro, ele deve ser inicializado no ponto ( 0,0 , 0 )

Passo 1

Fala aí, pessoal. Tudo que vamos precisar desenvolver nessa questão é uma classe! O que é tranquilo, pois não precisamos nos preocupar com as demais partes do programa, então vamos nessa.

O diferencial dessa questão é que o construtor deve ser definido com valores padrão.

Pra começar vamos declarar uma classe chamada C o r p o

Passo 2

Agora vamos definir os atributos da nossa classe. Por questões de segurança o ideal é declarar os atributos como privados.

Em seguida vamos declarar três atributos x , y e z do tipo f l o a t que irão receber os valores de posição do corpo.

Passo 3

O passo seguinte é definir o construtor da nossa classe. Primeiro de tudo, é uma boa prática sempre definir os construtores como públicos. Pra isso usamos o comando p u b l i c

Para declarar o construtor nós sempre fazemos uma função com o mesmo nome da classe e sem tipo (atenção a esse detalhe!).

O construtor vai receber três parâmetros X ,   Y e Z do tipo f l o a t . Eles são definidos dentro dos parênteses à direita do construtor (linha 08). Estou utilizando letras maiúsculas pra não confundir os parâmetros da função com os atributos da classe. A parte interessante dessa questão é que na hora de determinar os parâmetros vamos utilizar o operador = para determinar um valor padrão para cada um dos parâmetros.

O código fica da seguinte forma:

Agora só resta desenvolver o corpo do construtor. Tudo que é necessário fazer é setar os valores dos atributos utilizando os valores inseridos pelo usuário. Veja no código:

E com isso a classe está concluída e finalizamos a questão.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Construtores

Ver Teoria