Crie uma classe para os empregados de uma empresa. Eles devem ter os atributos privados e , que devem ser inicializados no momento que o objeto é instanciado.
Em seguida, crie um vetor que contenha 4 objetos dessa classe, e através desse vetor, imprima o nome e o salário de cada funcionário.
Passo 1
Vamos lá, galera.
A questão quer que a gente crie uma classe que represente os funcionários e depois crie um vetor com quatro funcionários.
Como iremos ter um atributo , será útil inserir a classe para facilitar nossa vida.
Passo 2
Vamos construir a classe chamada , e criamos os atributos privados do tipo , e do tipo
Em seguida, vamos pro contexto público da nossa classe e vamos desenvolver o construtor. Criamos uma função sem tipo com o mesmo nome da classe, e esta função receberá os parâmetros e
No corpo do construtor, vamos guardar os parâmetros recebidos nos atributos da classe.
Mas lembre-se que a questão quer que a gente imprima o e de cada funcionário. Porém, estes são atributos privados, então antes de fechar a classe, vamos criar um método que imprima esses atributos
Criamos então o método que consiste apenas em usar um para imprimir um texto com nome e salário.
Ok, a classe está pronta.
Passo 3
Em seguida vamos para a função principal do programa.
Aqui termos que criar uma array que contenha 4 empregados. Mas pode surgir a seguinte dúvida: “Como inserir os parâmetros do construtor?”
É simples, jovem gafanhoto, a gente cria uma array do tipo da classe, e usando as chaves vamos instanciar quatro objetos dentro desse vetor simplesmente chamando o nome da classe e abrindo parênteses para colocar parâmetros do construtor:
Então vamos criar um vetor chamado com funcionários. Preencha os campos com os nomes e salários que você quiser 😊
Show de bola. Agora precisamos imprimir o nome e salário de todos os funcionários. Então vamos fazer o seguinte, vamos criar um loop e iterar em cima da lista , e pra cada iteração vamos executar o método
E é isso! O código está pronto. 👌