Determine o williot da estrutura abaixo sabendo que o apoio em A desceu 2 cm e andou 5 cm para esquerda.
Passo 1
Devemos marcar primeiro o ponto indeslocavel da nossa estrutura. Para isso sabemos que o indeslocavel é o engaste em D, porém o ponto que também seria indeslocável, que seria o ponto A, deixa de o ser devido ao deslocamento.
Com isso teremos que:
A partir desse ponto podemos marcar facilmente o ponto A, que desce 2 e anda 5 cm para esquerda, sendo assim o ponto A passa a ser.
Como nem o ponto B e nem o ponto C estão ligados a dois pontos conhecidos, podemos achar um deles por suposição, e depois encontrar o outro.
O ponto B por exemplo, sabemos que ele desce 2 cm junto com o ponto A, porém apenas o ponto A segue 5cm para frente, já que a rótula em B fará a barra rotacionar e não deslocar em 5 cm. Dessa maneira podemos descobrir facilmente B no nosso williot descendo ele 2cm a partir do ponto indeslocavel, ou da origem, sendo assim teremos que:
Agora a partir de B e de D podemos determinar o ponto C, basta traçarmos perpendiculares a cada uma das barras que se ligam a C, e a partir delas determinar o ponto de encontro no williot.
Fazendo isso teremos que:
E assim determinamos o nosso wiliot completo que será dado por: