22- Para o circuito da Figura 4.90 , use transformação de fontes para determinar i .

Passo 1

Vamos transformar a fonte de corrente de 2   A em uma fonte de tensão de 10   V , pois ela está em paralelo diretamente com um resistor de 5   Ω .

E transformar a fonte de tensão de 20   V em uma fonte de corrente de 2   A , pois ela está diretamente em série com uma resistência de 10   Ω da seguinte maneira:

Passo 2

Agora vamos voltar com uma fonte de corrente para a fonte de tensão, pois agora teremos uma fonte de corrente de 1   A por que ela está em série com uma resistência de 10   Ω nos dando o seguinte cirucito:

Passo 3

Agora temos as resistência de 10   Ω em paralelo nos dando:

R e q = 1 1 10 + 1 10 = 5   Ω

Além de podermos somar as duas fontes de corrente nos dando uma corrente total de 1   A .

Transformando nosso circuito de novo para:

Então a corrente i que passa pelo resistor de 4   Ω será:

i = 1 × 5 4 + 5 = 5 9 = 0.555   A

Pois tenderá passar mais corrente pelo resistor de 4   Ω do que pelo de 5   Ω .

Resposta

i = 0.555   A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

33- Determine o circuito equivalente de Thévenin, referente ao circuito mostrado na Figura 4.101 , visto pelo resistor de 5Ω .Em seguida, calcule a corrente no resistor de 5Ω .
34- Usando a Figura 4.102 , elabore um problema que ajudará outros estudantes a entender melhor circuitos equivalentes de Thévenin
Substitua a rede à esquerda dos terminais a-b pelo seu circuito equivalente de Thevenin e use este resultado para calcular o valor de i .
Substitua tudo no circuito do Ex. 5.3.1, exceto a fonte de 1 A, pelo seu circuito equivalente de Thevenin e use o resultado para calcular v .
Substitua tudo no circuito do Ex. 5.3.1, exceto o resistor de 4Ω , pelo seu equivalente de Norton e use o resultado para calcular v 2 .