52. Utilize o método da transformação de fontes para determinar no circuito da figura .
Passo 1
A primeira coisa que temos que fazer é pensar num jeito de tornar esse circuito mais fácil pra gente trabalhar.
Por isso, vamos usar a transformação de fontes nessa parte aqui destacada do circuito...
Essa associação em série entre uma fonte de tensão e uma impedância, pode ser transformada em uma associação em paralelo entre a mesma impedância e uma fonte de corrente , que é dada por:
Passo 2
Nosso circuito então, fica assim:
E desse modo, bora calcular a impedância equivalente, , para a parte do circuito envolta pelo retângulo pontilhado. Ela é dada por:
Multiplicando essa impedância pela fonte de corrente do anterior, obtemos o valor da tensão representada pela associação em paralelo entre a impedância e a fonte de corrente.
Passo 3
Na prática,o que fizemos foi usar novamente uma transformação de fonte. De uma associação em paralelo entre uma fonte de corrente e uma impedância, ficaremos com uma associação em série entre uma fonte de tensão e a mesma impedância.
Desse jeito aqui:
E novamente vamos usar a transformação de fontes. Temos que transformação isso numa associação em paralelo entre a impedância dessa parte e uma fonte de corrente, que chamaremos de .
é dada por:
Substituindo os valores, que já foram obtidos no , chegamos ao seguinte resultado...
Passo 4
Diante disso, nosso circuito passa a ter a seguinte cara:
Essa impedância , é na verdade, igual a que já tínhamos deduzido.
Para obter o valor de , que é o nosso principal objetivo, bora usar a divisão de corrente. Por esse método, temos que é dada por:
Substituindo os valores numéricos pertinentes:
E voilà! Resposta obtida!