Um circuito de amplificador estéreo com impedância de saída de deve ser casado com um alto-falante com impedância de entrada de por um transformador cujo primário possui 3.000 espiras. Calcule o número de espiras necessárias no secundário.
Passo 1
Nosso problema nos dá alguns dados, que aparentemente possuem umas nomenclaturas meio estranhas, mas vamos dar uma olhadinha neles e destrinchar:
Impedância de entrada
Impedância da carga
Espiras no primário
Se liga!
A saída do amplificador é entrada do circuito. E a entrada do alto-falante é a carga do circuito. O Problema ainda fala que a saída do amplificador deve ser casada com o alto falante.
Que significa isso?!
Pois bem o Transformador, ou Trafo, tem a capacidade de refletir a impedância da carga por meio da relação de espiras para o lado primário. Este é o casamento de impedância, usado para garantir a transferência máxima de potência.
Passo 2
Vamos guardar no coração a relação de transformação indicada pelo número de espiras, tensão ou corrente.
Com a já conhecida lei de Ohm, pode ser feito as seguintes relações para Impedância de entrada e Impedância de carga.
Mas só que... Tirando da relação de transformação teremos,
Substituindo estas relações na lei de Ohm para a impedância de entrada.
E assim teremos a relação entre as impedâncias e a relação de transformação. Basta substituir por
Passo 3
Só que o que queremos mesmo é o número de espiras no secundário. Agora podemos descobrir a relação de transformação por meio das impedâncias, para em seguida descobrir o número de espiras do secundário.
Isolando
Tirando a raiz quadrada dos dois lados, teremos.
Passo 4
Uma vez que temos a relação de transformação e o número de espiras do primário basta só aplicarmos na formula que ainda esta guardadinha no seu coração.
Isolando
Resposta
O Lado secundário deverá ter 100 espiras