Elabore um problema para ajudar outros estudantes a entenderem melhor como os capacitores funcionam.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para explicar pros nossos coleguinhas da melhor forma como funciona um capacitor. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Bom, nosso primeiro passo vai ser pensar que vamos precisar de uma situação com um tempo definido, o valor do capacitor e a tensão em que ele pode operar.

Então, vamos pegar que, num período de 5 segundos, a tensão de um capacitor de 40 mF varia de 160 V a 220 V. Com esses dados, vamos calcular a sua corrente.

Ok, agora o nosso problema vai ser relembrar qual a relação que nos dá a corrente de um capacitor. Lembrou?? Não?! Dá um pulo lá em Física 3 rapidinho que eu te espero... Já voltou?? Então, me conta aii qual é a fórmula... Acertou, misêrávi!!

i = C d v d t

Como ele nos deu a relação para a tensão e o valor de C, agora é só jogar os valores ali.

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar daqui pra lá e de lá pra cá!!

i = 0,04 220 - 160 5

i = 480   m A

Resposta

i = 480   m A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Obtenha o circuito equivalente de Thévenin nos terminais do circuito mostrado na figura abaixo.
Obtenha a capacitância equivalente do circuito da figura abaixo.
No circuito da figura abaixo, seja I s = 50 e - 2 t mA e V 1 0 = 50 V ,V 2 0 = 20 V . Determine V1(t), V2(t) e a energia em cada capacitor para t=0,5s.
Três capacitores, C 1 = 5 μ F ,C 2 = 10 μ FeC 3 = 20 μ F , estão conectados em paralelo e em uma fonte de 150 V. Determine a capacitância equivalente, a carga em cada capacitor e a energia total armaz
Obtenha a capacitância equivalente do circuito da figura abaixo.