Enunciado

Obtenha o circuito equivalente de Thévenin nos terminais do circuito mostrado na figura abaixo.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para mostrar a capacitância equivalente e a tensão de Thévenin. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Bom, nosso primeiro passo vai ser pensar que, por ser um capacitor, sua capacitância equivalente em série é calculada da mesma forma que a resistência equivalente em paralelo (multiplicação dos fatores em cima e soma embaixo).

E a nossa capacitância equivalente em paralelo é calculada seguindo os passos da resistência equivalente em série, ou seja, soma tudo o que tiver de capacitância ali.

C p = 5 + 2 + 3

C p = 10   F

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar daqui pra lá e de lá pra cá!!

Tensão de Thévenin é a tensão vista pelos dois pontos do terminal determinado. Como a fonte foi religada para analisar, ela vai dividir a tensão entre os elementos.

Como temos 2 capacitores de 5 F, a tensão será dividida igualmente para cada um deles. Então, na hora que dividir, temos:

V t h = 22,5 V

Resposta

C p = 10   F

V t h = 22,5 V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um indutor de 2-mH tem uma tensão v = 2 cos 1000 t V com i(0) = 1,5 A. Calcule a energia armazenada no indutor em t = π/6 ms
Na Fig. 7.10, seja I = 5 A, R1 = 6𝝮, R2 = 4 𝝮, L = 2H, e i1(0-) = 2 A. Se a chave é aberta em t = O-, encontre iL(0-), iL(0+), i1(0+) e diL(0+)/dt.
Calcule os valores máximo e mínimo da indutância que pode ser obtida usando-se 10 indutores de 10-mH.
Deduza uma equação para a divisão de corrente entre dois indutores em paralelo, sem corrente inicial, por meio de i1 e i2.
Calcule a indutância equivalente. (Os valores dos indutores são dados em mH.)