Enunciado
Elétrica - James W. Nilsson, Circuitos Elétricos- Ed: 10º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 86
Como engenheiro formado, pode ser que você tenha a oportunidade de trabalhar como perito em ações judiciais que envolvam danos à propriedade ou a pessoas. Como um exemplo desse tipo de problema, para o qual sua opinião profissional pode ser solicitada, leve em conta o seguinte evento. Ao final de um dia de trabalho no campo, um fazendeiro volta à sede da fazenda, verifica o galpão de confinamento de suínos e percebe, para sua consternação, que os animais estão mortos. Verificou-se que a origem do problema foi a queima de um fusível, que provocou a parada do motor de um ventilador de 240 V. A falta de ventilação resultou na morte dos animais por asfixia. O fusível queimado está localizado no quadro geral, a partir do qual toda a fazenda é alimentada. Antes de pagar a indenização, a companhia seguradora quer saber se os circuitos elétricos da fazenda estavam funcionando adequadamente. Os advogados da seguradora estão intrigados porque a esposa do fazendeiro, que estava em casa no dia do acidente, convalescendo-se de uma pequena cirurgia, assistiu à televisão durante a tarde. Além disso, quando ela foi até a cozinha para preparar o jantar, o relógio elétrico indicava a hora certa. Os advogados contrataram você para explicar (1) por que o relógio elétrico da cozinha e o aparelho de televisão da sala de estar continuaram funcionando após a queima do fusível na chave geral e (2) por que o segundo fusível da chave geral não queimou após a parada do motor do ventilador. Após averiguar as cargas existentes no circuito trifásico de distribuição antes da interrupção do fusível A, você tem condições de desenhar o modelo de circuito mostrado na Figura P9.86. As impedâncias dos condutores são consideradas desprezíveis.
a) Calcule as correntes de ramo I1, I2, I3, I4, I5 e I6 antes da queima do fusível A.
b) Calcule as correntes de ramo após a queima do fusível A. Suponha que o motor que parou comporte-se como um curto-circuito.
c) Explique por que o relógio e o televisor não foram afetados pelo curto-circuito momentâneo que queimou o fusível A.
d) Suponha que o motor do ventilador esteja equipado com um disjuntor termoelétrico projetado para interromper o circuito do motor, se a corrente no motor se tornar excessiva. Você esperaria que o disjuntor funcionasse? Explique.
e) Explique por que o fusível B não queima quando o motor do ventilador para
Passo 1
Falaaa, pessoal! Como vocês estão?
Bora pra mais uma questãozinha pra exercitar o que a gente sabe análise do regime permanente senoidal!
- O cálculo das correntes pode ser feito a partir do seguinte modelo, e vai ser similar pra todas as correntes:
- Bom, temos que quando o fusível A é interrompido, o seguinte passa a valer:
- Sabemos que o relógio e a televisão são alimentados por um lado ininterrupto do circuito, isso é, os 12 de carga incluem o relógio e a TV.
- A resposta é não, o motor cai a 5 A, o que bem se sabe, é um valor abaixo de corrente normal que é 22,86 A.
- Após o fusível A se abrir, a corrente no fusível B é apenas 15 A.
Os seguintes são similares:
Passo 2
Resposta
- Item a:
- Item b:
- Sabemos que o relógio e a televisão são alimentados por um lado ininterrupto do circuito, isso é, os 12 de carga incluem o relógio e a TV.
- A resposta é não, o motor cai a 5 A, o que bem se sabe, é um valor abaixo de corrente normal que é 22,86 A.
- Após o fusível A se abrir, a corrente no fusível B é apenas 15 A.
Então é isso pessoal! Nos vemos na próxima questão. 😊