58- A rede na Figura 4.124   representa um modelo de um amplificador com transistor bipolar de emissor comum conectado a uma carga. Determine a resistência de Thévenin vista pela carga.

Passo 1

Vamos retirar a carga e ver o que temos:

Se desaterrarmos o circuito nós encontraremos a seguinte relação:

Fechando esse circuito conseguiremos encontrar a corrente de Norton.

Fazendo a somatória das correntes no nó V o teremos:

i b + b i b = V o R 2

V o = R 2 1 + b i b

Agora correlacionando com V s teremos:

V s - V o = R 1 i b

V s - R 2 1 + b i b = R 1 i b

Isolando i b teremos:

i b = V s R 1 + R 2 ( 1 + b )

Agora fazendo a somatória das correntes no nó a vemos que:

I N = - b i b

Ou seja:

I N = - b V s R 1 + R 2 ( 1 + b )

Passo 2

Agora note que não há como especificarmos o valor de v a ou seja o valor de V t h pois não há uma resistência entre esse ponto e o ponto de tensão igual a V o , que é onde se encontra a tensão de corrente, havendo um curto nessa região ou seja:

V a = ∞

Por consequência R t h = ∞ , a carga deveria ser ligada nesse ponto (que é onde é feito nos transistores) e não entre a e b . Então somente teremos como resposta a corrente de Norton.

Resposta

i N = - b V s R 1 + R 2 ( 1 + b )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

34- Usando a Figura 4.102 , elabore um problema que ajudará outros estudantes a entender melhor circuitos equivalentes de Thévenin
Substitua a rede à esquerda dos terminais a-b pelo seu circuito equivalente de Thevenin e use este resultado para calcular o valor de i .
Substitua tudo no circuito do Ex. 5.3.1, exceto a fonte de 1 A, pelo seu circuito equivalente de Thevenin e use o resultado para calcular v .
Substitua tudo no circuito do Ex. 5.3.1, exceto o resistor de 4Ω , pelo seu equivalente de Norton e use o resultado para calcular v 2 .
Resolva o Ex. 5.3.1 usando transformações de fontes.