Determine a entalpia específica em base mássica do gás nitrogênio que se encontra a de temperatura.
Passo 1
Fala, maninh@! Tudo bem com você? Partiu fazer um exercício de entalpia de formação?
Esse exercício pede pra gente determinar a entalpia em base mássica de . No entanto, só conhecemos uma fórmula abaixo que calcula a entalpia em base molar de .
onde é a entalpia de formação e é a diferença entre a entalpia específica da substância a uma temperatura qualquer e a entalpia específica da substância a .
e são encontrados em tabelas. Mas como podemos converter a entalpia em base molar pra entalpia em base mássica que queremos? Pela equação abaixo!
onde é a massa molar de .
Com esse roteiro de como calcular , podemos iniciar as contas no próximo passo!
Passo 2
Primeiro, devemos encontrar a entalpia de formação de na tabela de entalpia de formação . No entanto, o valor da entalpia de formação de não fica em tabelas!
Pra gente descobrir o valor de , temos que lembrar que é uma substância quimicamente mais estável! Isso significa que a entalpia de formação de vale zero!
Agora que sabemos disso, vamos partir pro próximo passo pra calcular o restante!
Passo 3
Como já foi dito antes, é a diferença entre a entalpia específica da substância a uma temperatura qualquer e a entalpia específica da substância a . No entanto, o enunciado diz que a temperatura de vale . Por isso, essa diferença vale zero!
Substituindo e na equação de , achamos:
Substituindo na equação de , encontramos:
Proooonto! Achamos o resultado que a questão pediu pra gente! Rápido, né?