Determine a entalpia específica de em base molar, sabendo que que se encontra a de temperatura.
Passo 1
Fala, galera bonita! Sem enrolação, vamos entender logo o enunciado, ok?
Esse exercício pede pra gente determinar a entalpia em base molar de . A fórmula abaixo que calcula a entalpia em base molar de .
onde é a entalpia de formação e é a diferença entre a entalpia específica da substância a uma temperatura qualquer e a entalpia específica da substância a .
e são geralmente encontrados em tabelas.
Com esse roteiro de como calcular , podemos iniciar as contas no próximo passo!
Passo 2
A entalpia de formação do oxigênio diatômico também pode ser achada, em alguns casos, na tabela de do como mostrado abaixo.
Mas nem sempre vai aparecer em uma tabelinha. No caso de não aparecer, temos que lembrar que é uma substância quimicamente mais estável! Isso significa que a entalpia de formação de vale zero!
Agora que sabemos disso, vamos partir pro próximo passo pra calcular o restante!
Passo 3
Como já foi dito antes, é a diferença entre a entalpia específica da substância a uma temperatura qualquer e a entalpia específica da substância a . é encontrado em tabelas parecidas com a tabela abaixo! No entano, antes de usar essa tabela, precisamos converter a temperatura de pra , somando .
Pronto, agora podemos usar a tabela e achar !
Repare que essa é a mesma tabela que encontramos ! A única diferença é que na tabela nova estão exibidos mais valores de temperatura!
Substituindo e na fórmula de , encontramos:
Que legal, pessoal! Já achamos a resposta! Essa questão passou rápido, né?