Quais os números quânticos para os elétrons de valência do antimônio (Sb, Z = 51 )? Prediga sua posição na tabela periódica.

Passo 1

Bora pra distribuição eletrônica do antimônio, pra descobrir os elétrons de valência dele.

S b 51   : 1 s 2   2 s 2   2 p 6   3 s 2   3 p 6   4 s 2   3 d 10   4 p 6   5 s 2   4 d 10   5 p 3

Agora olha só, o subnível mais energético é o 5p³. A camada de valência é todo o n = 5 , ou seja: 5s² 5p³. E todos os 5 elétrons dessa camada são elétrons de valência.

Vamos ver o diagrama da caixa pra esses caras:

E os números quânticos de cada um:

Passo 2

Também pela camada de valência sabemos que o antimônio está no 5º período da tabela periódica. Pelo seu subnível mais enegético dizemos que ele está na terceira família do bloco p, ou seja, na família do nitrogênio.

Resposta

5º período, terceira família do bloco p.

Exercícios Resolvidos de Estrutura Eletrônica e Tabela Periódica

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

21. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Ca2+;(b)In+;(c)Te2-;(d)Ag+.
26. Com base nas cargas esperadas para os íons monoatômicos, dê as fórmulas químicas de cada um dos seguintes compostos: (a) telureto de manganês (II); (b) arseneto de bário; (c) nitrito de silício; (
Diga qual é o átomo mais volumoso em cada um dos seguintes pares:(a) telúrio, estanho(b) silício, chumbo(c) cálcio, rubídio(d) germânio, oxigênio
97. (a) O que é o efeito do par inerte? (b) Por que o efeito do par inerte só é observado nos elementos pesados?
15.25- Explique por que o lítio difere dos outros elementos do Grupo 1 em suas propriedades físicas e químicas. Dê dois exemplos para apoiar a sua explicação.