Em
para
é 3,6. Qual é o valor de
para
?
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão de equilíbrio químico juntos! O enunciado nos diz que, a 500 K, a constante de equilíbrio $ K $ para a reação $ \mathrm{H}_2(\mathrm{g}) + \mathrm{D}_2(\mathrm{g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{HD}(\mathrm{g}) $ é 3,6. A gente precisa encontrar o valor de $ K $ para a reação inversa $ 4 \mathrm{HD}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{H}_2(\mathrm{g}) + 2 \mathrm{D}_2(\mathrm{g}) $. Vamos usar conceitos de constantes de equilíbrio para isso.
Passo 2
Primeiro, vamos entender que quando você inverte uma reação química, a constante de equilíbrio também se inverte. Ou seja, se a reação direta tem $ K = 3,6 $, a reação inversa terá $ K’ = \frac{1}{K} $.
Passo 3
Agora, observamos que a reação que precisamos encontrar $ K $ não é apenas a inversa, mas também multiplicada por 2. Quando você multiplica a reação por um número, a constante de equilíbrio é elevada a esse número. No nosso caso, a reação inversa foi multiplicada por 2.
Então, calculamos $ K’’ = (K’)^2 $:
Passo 4
Vamos fazer essa conta:
Resposta
O valor de $ K $ para a reação $ 4 \mathrm{HD}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{H}_2(\mathrm{g}) + 2 \mathrm{D}_2(\mathrm{g}) $ é aproximadamente 0,077.