de vinagre foram transferidos para balăo de e completou-se o volume com água. Desta solução tomou-se aliquota de e titulou-se com , gastando-se um volume de da base. Qual o teor de ácido acético na amostra deste vinagre?

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos um exercício que envolve química, especificamente sobre titulação e diluição. O enunciado fala que 60 mL de vinagre foram diluídos para 200 mL com água. Depois, pegamos 50 mL dessa solução e titulamos com NaOH 0,2 N, levando em conta um fator de correção (f) de 0,98, usando 40 mL da base. Precisamos descobrir qual é o teor de ácido acético no vinagre original. Para resolver isso, vamos precisar entender un pouco sobre normalidade, equivalentes, e como a diluição afeta a concentração.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular quantos equivalentes de NaOH foram usados na titulação. A fórmula para equivalentes é:
Aqui, a normalidade ( ) é 0,2 N, o volume ( ) é 40 mL, e o fator de correção ( ) é 0,98. Então:

Passo 3

Sabemos que na titulação, os equivalentes de base (NaOH) são iguais aos equivalentes de ácido (ácido acético) na amostra. Então, os equivalentes de ácido acético na aliquota de 50 mL também são 7,84.

Passo 4

Agora, vamos encontrar a concentração de ácido acético na solução diluída. Usamos a fórmula da normalidade:
Aqui, os equivalentes são 7,84 e o volume é 50 mL:
í
Como o ácido acético é monoprotico, a normalidade é igual à concentração molar ( ).

Passo 5

Agora vamos desfazer a diluição para encontrar a concentração no vinagre original. Usamos a equação de diluição:
Onde:
  • é a concentração original no vinagre,
  • é o volume original (60 mL),
  • é a concentração após diluição (0,1568 N),
  • é o volume final (200 mL).
Rearranjando para encontrar :

Passo 6

Finalmente, para expressar o teor de ácido acético no vinagre, usamos a normalidade encontrada. Se quisermos em termos de porcentagem em volume (% v/v), considerando que 1 N de ácido acético corresponde aproximadamente a 60 g/L e a densidade do ácido acético puro é cerca de 1,05 g/mL, podemos calcular:
Áé

Resposta

O teor de ácido acético na amostra de vinagre é aproximadamente 31,7% v/v.

Exercícios relacionados

Uma soluçāo aquosa de ácido sulfúrico é preparada segundo as normas de segurança, ou seja, em uma capela com exaustor o quimico mistura de em de água, com extremo cuidado, lentamente e sob agitaçăo constante. Ao final, obtém um volume de soluçāo igual a . Que volume desta soluçăo seria necessária para neutralizar de e fator 0,99 ?
(Unicap-PE) O ácido sulfúrico concentrado, igual a 0,95 e sua densidade é igual a . Tomou-se deste acido e transferiu-se para um balão de , completando o volume com água. Desta soluçāo tomou-se aliquota de e titulou-se com , fator = 0,98 , qual o volume de base gasta nesta titulação:
Em um laboratório um estudante necessitava preparar 2 soluções de Base. A primeira solução preparada foi solução de , e a segunda de . Para saber se este tinham preparado corretamente as soluçōes, tomouse uma aliquota de da solução de á cloridrico fator , gastando-se um volume de ácido de . Da soluçāo de tomou-se uma aliquota de e titulou-se com soluçāo de ácido sulfúrico , fator 1,01 , gastando-se do ácido. Qual das duas soluçōes foi preparada corretamente?
Dissolvem-se de soda cáustica ( impuro) em de soluçăo, desta solução tomou-se uma aliquota de e titulou-se com , fator 0,99 , gastando-se do ácido. Qual a pureza desta soda?