Água e etanol são dois líquidos miscíveis em quaisquer proporções devido a ligações intermoleculares, denominadas:
A) iônicas.
B) pontes de hidrogênio.
C) covalentes coordenadas.
D) dipolo induzido - dipolo induzido.
E) dipolo permanente

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão sobre como a água e o etanol conseguem se misturar completamente. O assunto aqui é ligações intermoleculares, que são forças que seguram as moléculas juntas. Vamos precisar entender os diferentes tipos de ligações intermoleculares para descobrir qual delas permite que água e etanol se misturem de qualquer jeito.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que são ligações intermoleculares. Essas são as forças que mantêm as moléculas unidas umas às outras. Existem vários tipos, como ligações iônicas, pontes de hidrogênio, ligações covalentes coordenadas, entre outras. Cada tipo de ligação tem características específicas que determinam como as moléculas interagem.

Passo 3

Vamos analisar as opções uma por uma:
A) Ligações iônicas.
Esse tipo de ligação ocorre entre íons com cargas opostas, geralmente entre metais e não metais. Não é o caso da água e do etanol, que são moléculas neutras.
B) Pontes de hidrogênio.
As pontes de hidrogênio são ligações fortes que ocorrem quando um átomo de hidrogênio está ligado a um átomo muito eletronegativo, como o oxigênio, e está próximo a outro átomo eletronegativo. Tanto a água quanto o etanol têm grupos hidroxila (-OH) que podem formar pontes de hidrogênio.
C) Ligações covalentes coordenadas.
Essas ligações envolvem um par de elétrons compartilhados por dois átomos, mas não são o principal tipo de interação entre moléculas neutras como água e etanol.
D) Dipolo induzido - dipolo induzido.
Essa é uma força mais fraca que ocorre entre moléculas temporariamente polarizadas. Não é suficiente para misturar água e etanol completamente.
E) Dipolo permanente.
Embora as moléculas de água e etanol sejam polares, a resposta mais específica e correta para a miscibilidade completa é as pontes de hidrogênio.

Resposta

A alternativa correta é a B) pontes de hidrogênio.

Exercícios relacionados

Seja um mol de um gás ideal a uma temperatura de 400 K e à pressão atmosférica . Esse gás passa por uma expansão isobárica até dobrar seu volume. Em seguida, esse gás passa por uma compressão isotérmica até voltar ao seu volume original. Qual a pressão ao final dos dois processos?
é de importância crucial em vários processos que se desenvolvem na Terra, participando, por exemplo, da fotossíntese, fonte de carbono para formação da matéria que compõe as plantas terrestres e marinhas. Sabendo que a molécula de é apolar, podemos afirmar que as forças intermoleculares que unem as moléculas de são do tipo
a) iônico.
b) ponte de hidrogênio.
c) forças dipolo-dipolo.
d) forças de London.
e) forças dipolo-permanente.
Num recipiente de volume constante igual a , inicialmente evacuado, foi introduzido de pentacloreto de fósforo gasoso e puro. O recipiente foi mantido a e, no equilíbrio final, foi verificada a existência de de gás cloro. Qual das opções a seguir contém o valor aproximado da constante ( Kc ) do equilíbrio estabelecido dentro do cilindro e representado pela seguinte equação química?
Dado:
a) 0,179 b) 0,22 c) 0,42
d) 2,38 e) 4,52
Aqueceram-se 2 mols de em um recipiente fechado, com capacidade de 2 L . Atingindo o equilíbrio, o estava dissociado em e . Calcule a constante de equilíbrio.