A água sanitária é fornecida com uma concentração média de 2,50% ( ) expressa em hipoclorito de sódio e densidade igual a . Qual é a concentração molar dessa solução?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado diz que a água sanitária tem uma concentração de 2,50% em massa de hipoclorito de sódio (NaOCl) e uma densidade de 1,05 g/mL. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a concentração molar dessa solução. Para isso, vamos precisar entender um pouco sobre porcentagem em massa, densidade e como converter isso para molaridade.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa 2,50% m/m. Isso quer dizer que em 100 gramas de solução, temos 2,50 gramas de NaOCl. Legal, né? Agora, como a densidade é de 1,05 g/mL, podemos calcular quantos gramas há em 1 litro (que são 1000 mL) da solução.

Passo 3

Vamos calcular a massa total da solução em 1 litro:
çã
Então, em 1 litro de solução, temos 1050 gramas.

Passo 4

Agora, vamos descobrir quantos gramas de NaOCl estão nesses 1050 gramas de solução. Como a solução é 2,50% m/m:

Passo 5

Para encontrar a concentração molar, precisamos converter essa massa de NaOCl para mols. Primeiro, vamos calcular a massa molar do NaOCl:
Agora, calculamos os mols de NaOCl:

Passo 6

Como esses 0,352 mol estão presentes em 1 litro de solução, a concentração molar (M) é exatamente esse valor:

Resposta

A concentração molar da solução de água sanitária é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Uma solução de álcool etílico em água tem concentração em quantidade de matéria igual a 4,613 mol L-1. Sua densidade a é de . Calcule a molalidade e a concentração percentual ( ) do álcool. A densidade do álcool e da água, à 200 C é, respectivamente, 0,7893 e .
Quantos mililitros de ácido clorídrico concentrado são necessários para preparar 250 mL de uma solução desse ácido? A densidade do ácido clorídrico e sua concentração são e .
Calcule a concentração em quantidade de matéria (mol L-1) de uma solução de ácido acético , sabendo que ela foi preparada a partir da diluição de de ácido acético glacial completados até 100,00 mL com água destilada. O ácido acético glacial tem concentração de 99,7% m/me sua densidade é de 1,05 .
ESCREVA a equação, com os respectivos estados físicos dos participantes, que representa a reação de combustão completa entre os gases propano e oxigênio.