Quantos mililitros de ácido clorídrico concentrado são necessários para preparar 250 mL de uma solução desse ácido? A densidade do ácido clorídrico e sua concentração são e .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse problema juntos! A gente precisa descobrir quantos mililitros de ácido clorídrico concentrado (HCl) são necessários para fazer 250 mL de uma solução com concentração de . Para isso, vamos usar conceitos de molaridade, densidade e concentração em porcentagem em massa. Vamos precisar, então, relacionar essas informações para chegar na resposta final.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular quantos mols de HCl a gente precisa na nossa solução final. A molaridade ( ) é definida por:
Onde:
  • é a concentração em mol/L,
  • é a quantidade de mols,
  • é o volume em litros.
Rearranjando a fórmula para encontrar :
Substituindo os valores que temos:
Então, precisamos de 0,025 mol de HCl.

Passo 3

Agora, vamos descobrir qual a massa de HCl concentrado que contém esses 0,025 mols. Primeiro, precisamos saber a massa molar do HCl. Sabemos que:
Então, a massa de HCl necessária é:
Sabemos também que a concentração percentual em massa do HCl concentrado é de 36,5%. Isso significa que 36,5% da massa da solução é HCl puro. Então, podemos usar a seguinte relação:
çã
Queremos encontrar a massa da solução ( çã) que contém 0,9125 g de HCl:
çã
Resolvendo para çã:
çã
Então, precisamos de 2,5 g da solução concentrada de HCl.

Passo 4

Por fim, vamos converter essa massa de solução concentrada em volume usando a densidade. A densidade ( ) é dada por:
Sabemos que a densidade do HCl concentrado é de . Então:

Resposta

São necessários aproximadamente 2,10 mL de ácido clorídrico concentrado para preparar 250 mL de uma solução .

Exercícios relacionados

Para preparar 80 L de uma solução aquosa (massa/massa) de KOH (massa específica ) foram adicionados litros de uma solução aquosa (massa/massa) de KOH (massa específica = 1,50 g/cm3) e y litros de água deionizada (massa específica ). Os valores de x e y são respectivamente:
Tem-se 500 g de uma solução aquosa de sacarose saturada a 500 O. Qual a massa de cristais precipitada quando a solução for resfriada, sob agitação, até 30ㄴ?
Dados: Coeficiente de solubilidade (Cs) da sacarose em água:
Cs à de água
Cs à de água
Uma solução de álcool etílico em água tem concentração em quantidade de matéria igual a 4,613 mol L-1. Sua densidade a é de . Calcule a molalidade e a concentração percentual ( ) do álcool. A densidade do álcool e da água, à 200 C é, respectivamente, 0,7893 e .
A água sanitária é fornecida com uma concentração média de 2,50% ( ) expressa em hipoclorito de sódio e densidade igual a . Qual é a concentração molar dessa solução?