Através do equilíbrio envolvido, explique por que o precipitado branco, AgCl , dissolve-se em meio amoniacal e precipita-se novamente quando HNO3 é adicionado. Não se esqueça de colocar o equilíbrio!

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o enunciado está pedindo. Temos o precipitado branco, que é o cloreto de prata (AgCl). A questão quer saber por que esse precipitado se dissolve quando colocamos em meio amoniacal (solução de amônia) e depois volta a se formar quando adicionamos ácido nítrico ( HNO3). Para resolver isso, vamos precisar entender o conceito de equilíbrio químico e como ele é afetado por diferentes substâncias adicionadas à solução.

Passo 2

Vamos começar analisando o comportamento do AgCl em água. O cloreto de prata é pouco solúvel em água, então ele tende a se formar como um precipitado sólido. A equação que representa essa dissolução é:
AgCl(s) <=ftharpoons Ag^+(aq) + Cl^-(aq)
Esse é um equilíbrio químico, onde o AgCl sólido se dissolve em íons prata ( Ag^+) e cloreto ( Cl^-).

Passo 3

Quando adicionamos amônia (NH₃) ao meio, ela reage com os íons prata ( Ag^+) para formar um complexo solúvel, o tetra-amminprata(I) ( [Ag(NH3)2]^+). A reação é a seguinte:
Ag^+(aq) + 2,NH3(aq) <=ftharpoons [Ag(NH3)2]^+(aq)
Essa formação do complexo diminui a concentração de Ag^+ livre na solução.

Passo 4

De acordo com o princípio de Le Chatelier, se diminuirmos a concentração de um dos produtos de um equilíbrio, o sistema vai tentar compensar aumentando a formação desse produto. No nosso caso, como a amônia está ligando os íons Ag^+, a concentração de Ag^+ diminui, então o equilíbrio da dissolução do AgCl se desloca para a direita para produzir mais íons Ag^+, dissolvendo assim mais AgCl.

Passo 5

Agora, quando adicionamos HNO3 (ácido nítrico) à solução, o ácido reage com a amônia, formando íons amônio ( NH4^+) e diminuindo a quantidade de amônia disponível:
NH3(aq) + H^+(aq) <=ftharpoons NH4^+(aq)
Com menos amônia disponível, o complexo [Ag(NH3)2]^+ se desfaz, liberando novamente íons Ag^+.

Passo 6

De volta ao equilíbrio da dissolução do AgCl:
AgCl(s) <=ftharpoons Ag^+(aq) + Cl^-(aq)
Agora que a concentração de Ag^+ aumenta novamente, o equilíbrio se desloca para a esquerda, favorecendo a formação de mais AgCl sólido. Isso faz com que o precipitado branco reapareça.

Resposta

Portanto, o precipitado de AgCl se dissolve em meio amoniacal devido à formação do complexo [Ag(NH3)2]^+ que reduz a concentração de Ag^+. Quando adicionamos HNO3, a amônia é consumida, liberando Ag^+ novamente e fazendo com que o AgCl precipite novamente. O equilíbrio envolvido pode ser representado pelas seguintes reações:
Dissolução do AgCl:
AgCl(s) <=ftharpoons Ag^+(aq) + Cl^-(aq)
Formação do complexo amoniado:
Ag^+(aq) + 2,NH3(aq) <=ftharpoons [Ag(NH3)2]^+(aq)
Adição do HNO3:
NH3(aq) + H^+(aq) <=ftharpoons NH4^+(aq)

Exercícios relacionados