Para cada uma das seguintes reações, identifique o ácido e a base, indicando qual definição ácido-base se aplica (Brønsted-Lowry ou Lewis). Em alguns casos pode-se aplicar mais de uma definição.
d)

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos uma reação entre amônia (NH₃) e monofluoreto de cloro (ClF). Nosso objetivo aqui é identificar qual é o ácido e qual é a base nessa reação, usando as definições de Brønsted-Lowry e de Lewis. Para isso, vamos precisar entender o que cada definição diz sobre ácidos e bases.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que são as definições:
  • Definição de Brønsted-Lowry: Um ácido é uma substância que doa prótons (H⁺) e uma base é uma substância que aceita prótons.
  • Definição de Lewis: Um ácido de Lewis é um aceptor de pares de elétrons, enquanto uma base de Lewis é um doador de pares de elétrons.
Agora, vamos analisar a reação:

Passo 3

Observamos que a amônia (NH₃) está formando uma ligação com o ClF. A ligação representada por “—” indica que há um compartilhamento de elétrons entre as duas moléculas. Vamos ver como isso se encaixa nas definições.

Passo 4

Segundo a definição de Lewis:
  • A amônia (NH₃) tem um par de elétrons não compartilhados que pode doar.
  • O ClF pode aceitar esse par de elétrons, atuando como um aceptor.
Então, de acordo com Lewis, a NH₃ é a base (doadora de elétrons) e o ClF é o ácido (aceitador de elétrons).

Passo 5

Agora, olhando pela definição de Brønsted-Lowry:
  • Não há transferência de prótons (H⁺) entre as espécies na reação.
  • Como não há doação ou aceitação de prótons, essa definição não se aplica diretamente aqui.

Resposta

Na reação :
  • Ácido: ClF
  • Base: NH₃
Definição aplicada: Apenas a definição de Lewis está sendo utilizada nessa reação.

Exercícios relacionados

Para cada uma das seguintes reações, identifique o ácido e a base, indicando qual definição ácido-base se aplica (Brønsted-Lowry ou Lewis). Em alguns casos pode-se aplicar mais de uma definição.
b)
Considere os complexos e e responda:
d) Foram feitas soluções aquosas de cada uma destes complexos e a cada uma foram adicionadas um determinado volume de solução de nitrato de prata. Nos dois casos houve a formação de um precipitado branco. Considerando que em cada solução foi colocado 1 mol de complexo e que a reação com nitrato de prata foi quantitativa, quanto de cloreto de prata (em mol) foi formado? Escreva as equações químicas devidamente balanceadas.
Para cada uma das seguintes reações, identifique o ácido e a base, indicando qual definição ácido-base se aplica (Brønsted-Lowry ou Lewis). Em alguns casos pode-se aplicar mais de uma definição.
f)
Preencha a tabela abaixo conforme o exemplo resolvido na primeira linha:
Complexo Espécie Central / Nox Número de Coordenação <br> (NC)