Calcule .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse limite: . Aqui, estamos trabalhando com Cálculo de Limites, mais especificamente com limites envolvendo funções trigonométricas. Para resolver isso, vamos precisar lembrar de uma regra importante que relaciona o seno de um ângulo com o próprio ângulo quando ele se aproxima de zero.

Passo 2

Primeiro, vamos reescrever a expressão de forma que possamos aplicar a regra conhecida. Sabemos que . No nosso caso, temos no numerador, então vamos manipular a expressão para encaixar nessa forma.

Passo 3

Vamos separar o coeficiente 5 que está dentro do seno e reorganizar a expressão:
Agora, a parte se assemelha à forma que conhecemos: , onde .

Passo 4

Aplicando a regra do limite conhecido, temos que:
Portanto, substituindo de volta na expressão:

Resposta

O limite é igual a .

Exercícios relacionados

Um cubo de gelo de 10 g a é colocado em um lago que está a . Calcule a variação de entropia do sistema quando o cubo de gelo atingir o equilíbrio térmico com o lago e calcule a variação da entropia Sistema + Ambiente.
Dados: calor específico do gelo é ; calor específico da água é ; calor latente de fusão do gelo ; calor do lago (q) 1.000 cal .
A seguir são apresentados dois métodos em potencial para a preparação do mesmo éter, mas só um deles é bem-sucedido. Identifique a abordagem bem-sucedida e explique a sua escolha.
Se , encontre a equação da reta tangente ao gráfico de no ponto de abscissa .
Encontre os pontos críticos da função .