Calcule o pH e o pOH de cada uma das seguintes soluções de ácido e base forte em água:
(b) e 13,04.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente precisa calcular o pH e o pOH de uma solução de ácido forte, no caso o HCl, que está em uma concentração de . Para resolver isso, vamos precisar entender um pouquinho sobre ácidos fortes, a definição de pH e pOH, e usar logaritmos na nossa conta.

Passo 2

Primeiro, é importante saber que o HCl é um ácido forte. Isso significa que ele se dissocia completamente na água. Ou seja, cada molécula de HCl se separa em íons H⁺ e Cl⁻. Então, se temos uma solução de de HCl, teremos também de íons H⁺.

Passo 3

Agora, vamos calcular o pH. A definição de pH é:
Onde é a concentração de íons hidrogênio na solução. Já sabemos que .

Passo 4

Vamos calcular o pH usando a fórmula:
Então, o pH da solução é aproximadamente .

Passo 5

Agora, para encontrar o pOH, usamos a relação entre pH e pOH em água a , que é:
Já temos o pH, então:

Resposta

O pH da solução é e o pOH é .

Exercícios relacionados

Num determinado meio onde ocorre a reação: (s) (g) (g) observou-se a seguinte variação na concentração de em função do tempo:
0,233 0,200 0,180 0,165 0,155
Tempo (s) 0 180 300 540 840
(a) Calcule a velocidade média da reação no intervalo de 3 a 5 min . (b) Calcule a velocidade instantânea em 4 min . R: .
A amônia pode ser queimada de acordo com a reação: . Suponha que em um determinado momento durante a reação a amônia esteja reagindo à velocidade de . (a) Qual a velocidade de reação do oxigênio? (b) Qual a velocidade de formação da água? R:
Calcule o pH e o pOH de cada uma das seguintes soluções de ácido e base forte em água:
© e 1,74
OUESTÃO: Faça o balanceamento das reações abaixo e identifique quem é o agente redutor, quem é o agente oxidante, quem reduz e quem oxida.
a) (meio neutro)