Calcule a pressão total de uma mistura gasosa formada por 3 mol de um gás A e 2 mol de um gás B, considerando que a temperatura final é de 300 K e o volume é de 15 L .

Passo 1

Então, a gente tem um problema de física envolvendo gases. Precisamos calcular a pressão total de uma mistura gasosa que tem 3 mol de um gás A e 2 mol de um gás B. A temperatura está em 300 K e o volume da mistura é de 15 litros. Para resolver isso, vamos usar a Lei dos Gases Ideais, que relaciona pressão, volume, quantidade de matéria e temperatura.

Passo 2

Primeiro, vamos somar os mols dos dois gases para encontrar o total de mols na mistura.

Passo 3

Agora, vamos lembrar da fórmula da Lei dos Gases Ideais, que é:
Onde:
  • é a pressão que queremos encontrar.
  • é o volume, que é 15 litros.
  • é o número total de mols, que calculamos como 5 mol.
  • é a constante dos gases, que vale aproximadamente .
  • é a temperatura, que é 300 K.

Passo 4

Vamos reorganizar a fórmula para resolver :

Passo 5

Agora, substituímos os valores na fórmula:
Primeiro, multiplicamos os números no numerador:
Então, dividimos pelo volume:

Resposta

A pressão total da mistura gasosa é de 8,21 atm.

Exercícios relacionados

Uma bolha de ar forma-se no fundo de um lago, em que a pressão é de 2,2 atm. A essa pressão, a bolha tem volume de . Que volume, em , terá essa bolha quando subir à superfície, na qual a pressão atmosférica é de 684 mm Hg , admitindo-se que a massa de gás contida no interior da bolha e a temperatura permanecem constantes?
Um sistema composto da mistura de três gases A, B e C está a uma temperatura de e apresenta uma pressão de 4 atm . Considerando que 0 volume total do sistema seja 37L e que os gases A e B apresentam respectivamente pressões parciais 2atm e 1atm, a quantidade de matéria dos gases e C é respectivamente:
Considere uma amostra de gás com volume inicial de , que foi aquecida de até e cuja pressão aumentou de até . Calcule o volume final.
Um volume de de gás hidrogênio que se encontra a , exercendo uma pressão de 5,0atm, e um volume de 16,4 L de gás nitrogênio a e são transferidos para um outro recipiente, mantido à temperatura constante de . Sabendo que a mistura passou a exercer uma pressão de 2,0atm, calcule o volume do recipiente e os volumes parciais de cada gás.