Qual a chuva efetiva durante um evento de chuva total de 85 mm numa bacia com solos do tipo B e com cobertura florestal?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pergunta qual é a chuva efetiva durante um evento de chuva total de 85 mm em uma bacia com solos do tipo B e cobertura florestal. Estamos trabalhando com conceitos de hidrologia, especificamente relacionados à estudo da água na superfície terrestre. Para resolver isso, vamos precisar entender como a chuva se divide entre o que realmente contribui para o escoamento (chuva efetiva) e o que é absorvido pelo solo ou evapora.

Passo 2

Primeiro, precisamos saber o que é chuva efetiva. Ela representa a parte da chuva total que realmente contribui para o escoamento superficial, ou seja, para o esgoto, rios e lagos. A fórmula básica para calcular a chuva efetiva ( Pe = P - Ia ) é:
onde:
  • é a chuva total,
  • é a abstração inicial, que inclui a água que é interceptada pelas árvores, evaporada ou infiltrada antes que o escoamento comece.

Passo 3

Agora, precisamos determinar a abstração inicial ( Ia = S + 0.2 cdot Q ). Essa etapa depende do tipo de solo e da cobertura do solo. Para solos do tipo B e cobertura florestal, geralmente usamos uma fórmula empírica para estimar . Uma fórmula comum usada é:
onde:
  • é a capacidade de armazenamento inicial do solo,
  • é a chuva total.
No caso de solos tipo B, vamos assumir que mm (esse valor pode variar dependendo da referência, mas vamos usar esse para nosso cálculo).

Passo 4

Vamos agora calcular Ia = 30 , mm + 0.2 cdot 85 , mm = 30 , mm + 17 , mm = 47 , mm :

Passo 5

Com o valor de Pe = P - Ia = 85 , mm - 47 , mm = 38 , mm calculado, podemos determinar a chuva efetiva ( ) usando a fórmula que mencionamos no Passo 2:

Resposta

A chuva efetiva durante o evento é de 38 mm.

Exercícios relacionados