Em um dia seco, seu corpo pode acumular carga estática ao caminhar sobre um carpete ou ao escovar o cabelo. Se seu corpo desenvolve uma carga de - 15 mC (microcoulombs), quantos elétrons em excesso ele adquiriu? Qual é a sua massa total destes elétrons?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos que descobrir quantos elétrons a mais o seu corpo adquiriu quando desenvolveu uma carga elétrica de (microcoulombs) e qual é a massa total desses elétrons. Para resolver isso, vamos precisar usar conceitos de carga elétrica de partículas, carga elementar dos elétrons e a massa de um elétron.

Passo 2

Sabemos que a carga de um elétron é aproximadamente . A carga total do seu corpo é , que é igual a . Para encontrar o número de elétrons excedentes, vamos dividir a carga total pela carga de um elétron.

Passo 3

Fazendo a divisão:
é
Então, o seu corpo adquiriu aproximadamente elétrons a mais.

Passo 4

Agora, vamos calcular a massa total desses elétrons. Sabemos que a massa de um elétron é aproximadamente . Multiplicamos o número de elétrons pela massa de um el��tron para encontrar a massa total.

Passo 5

Realizando a multiplicação:

Resposta

O seu corpo adquiriu aproximadamente elétrons a mais, totalizando uma massa de cerca de .

Exercícios relacionados

Qual elétron está, em média, mais próximo do núcleo: um elétron em um orbital 2 s ou um elétron em um orbital ?
Calcule os comprimentos de onda correspondentes da radiação eletromagnética com frequências de (a) , (b) e © . Procure nas classificações dos tipos de radiação
eletromagnética e atribua cada comprimento de onda ou frequência a um tipo específico de radiação (por exemplo, microondas).
Usando o modelo de Bohr, determine os valores dos raios da segunda e terceira órbitas do átomo de hidrogênio.
Determine a energia de 1 mol de fótons para cada tipo de luz. (Assuma três algarismos signifcativos.), a. radiação infravermelha ( 1500 nm ), b. luz visível (500 nm), c. radiação ultravioleta ( 150 nm )