A emissão de e outros gases, produz o efeito estufa, aumento de temperatura da terra, o que causa efeitos danosos ao ambiente e ao homem. A quantificação do carbono no meio ambiente é calculada através da quantidade de a ser removida ou quantidade de gases do efeito estufa que deixará de ser lançada na atmosfera (CRÉDITOS
DE CARBONO). Cada crédito de carbono equivale a 1 tonelada de . Quanto de gasolina (octano ) deixaria de ser queimada para que se pudesse negociar 10 créditos de carbono?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre créditos de carbono, que são equivalentes a 1 tonelada de . Precisamos descobrir quanto de gasolina (octano, ) não deve ser queimada para gerar 10 créditos de carbono. Vamos usar química, especialmente a parte de estequiometria, para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender a reação de combustão do octano. A combustão completa de uma molécula de octano com oxigênio ( ) produz dióxido de carbono ( ) e água ( ). A equação balanceada é:

Passo 3

Agora, analisamos quantos moles de são produzidos por mol de octano queimado. Da equação, vemos que 1 mol de gera 8 moles de .

Passo 4

Calculamos a massa molar do octano e do :
  • : (8 × 12,01) + (18 × 1,008) = 96,08 + 18,144 = 114,224 g/mol
  • : 12,01 + (2 × 16,00) = 44,01 g/mol

Passo 5

Para 10 toneladas de , precisamos converter para gramas:

Passo 6

Calculamos quantos moles de correspondem a 10 milhões de gramas:

Passo 7

Como 1 mol de octano gera 8 moles de , a quantidade de moles de octano necessária é:

Passo 8

Finalmente, convertendo os moles de octano para massa:

Resposta

Para negociar 10 créditos de carbono, seria necessário deixar de queimar aproximadamente 3.250 kg de gasolina (octano, ).

Exercícios relacionados

Um dos processos para a produção de oxigênio pode ocorrer conforme a reação abaixo:
a) Calcule o o de mols de formados a partir da 3,0 mols de e 6,0 mols de .
Existe um maior número de átomos de oxigênio em 294 g de ou em 2 mols de ?
Misturou-se 49 g de com 0,5 moles de NaOH para reagir.
c) Calcule o número de átomos de enxofre produzidos na reação.
A altas temperaturas, o enxofre reage com o ferro para formar o sulfeto de ferro II.

Se em uma experiência de Fe e de estão presentes,
(a) Qual o reagente limitante e o rendimento teórico