Este exercício servirá apenas para verificar o domínio do estudante com relação às operações com frações e radicais. Para tal, efetue as operações indicadas nos itens abaixo: (Neste caso será que precisamos fazer muitos cálculos?)

Passo 1

Vamos resolver um exercício que envolve multiplicar várias frações juntas. O foco aqui é trabalhar com operações de frações e simplificá-las. Para resolver, vamos precisar entender como multiplicar frações e como cancelar termos semelhantes para facilitar os cálculos.

Passo 2

Primeiro, vamos escrever a expressão completa que precisamos multiplicar:
Esse é um produto de frações onde cada numerador corresponde ao denominador da fração anterior.

Passo 3

Vamos observar o que acontece quando multiplicamos essas frações. Note que, em cada etapa, o número do numerador cancela com o denominador da fração seguinte:
Veja que o 2 do primeiro denominador cancela com o 2 do segundo numerador, o 3 do segundo denominador cancela com o 3 do terceiro numerador, e assim por diante.

Passo 4

Depois de cancelar todos os termos intermediários, o que resta é apenas o primeiro numerador e o último denominador. Portanto, a expressão simplificada fica:

Resposta

A multiplicação das frações resulta em .

Exercícios relacionados

Seja um computador binário, cujo sistema de ponto flutuante tenha 1 bit para o sinal do número, 5 bits para o expoente e 6 bits para a mantissa num total de 12 bits. Responda justificando cada item: Qual o maior , tal que ?
Um computador armazena números reais utilizando 1 bit para o sinal do número, 5 bits para o expoente e 7 bits para a mantissa. Admitindo que haja arredondamento, como ficariam armazenados os seguintes números decimais? 2500,05
Construa a tabela de diferenças divididas com os seguintes dados:
0.0 0.5 1.0 1.5 2.0 2.5
-2.78 -2.241 -1.65 -0.594 1.34 4.564
Estime os valores de e da melhor maneira possível.
Dada a seguinte tabela
Determine o polinômio de grau menor ou igual a 2 que passa pelos pontos tabelados e calcule uma aproximação para .