b) Um experimento necessita de ácido sulfúrico 0,50 M. Estima-se que serão necessários 6,0 L. que volume de ácido
precisa ser usado para a preparação?
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem que preparar uma solução de ácido sulfúrico com concentração de
e precisar de
dessa solução. Para isso, vamos usar uma solução concentrada de ácido sulfúrico que tem
. O que a gente precisa descobrir é quanto dessa solução concentrada a gente precisa usar para fazer os
de solução diluída.
Passo 2
Primeiro, vamos entender como funciona a diluição. Quando a gente dilui uma solução, a quantidade de moléculas do soluto (neste caso, o ácido sulfúrico) não muda, só o volume da solução. A fórmula que usamos para isso é:
Onde:
-
é a concentração inicial (concentrada), -
é o volume inicial que queremos descobrir, -
é a concentração final (diluída), -
é o volume final que queremos preparar.
Passo 3
Vamos identificar os valores que a gente já sabe:
Queremos encontrar
.
Passo 4
Substituindo os valores na fórmula:
Passo 5
Agora, vamos resolver para
:
Resposta
Você vai precisar usar aproximadamente
da solução concentrada de ácido sulfúrico para preparar os
da solução diluída de
.
Exercícios relacionados
Um químico dissolve
de
em água e dilui a solução até a marca em um balão volumétrico de 500 mL . Uma amostra de 2,0 mL desta solução é transferida para um segundo balão volumétrico de 500 mL e diluída. Qual é a molaridade do
na solução final?
na solução final?
A solução de ácido sulfúrico que é comprada tem uma molaridade de
, todas as soluções de ácido sulfúrico para os experimentos são preparadas por diluição da solução estoque.
a) Determine o volume de ácido sulfúrico que precisa ser diluído em 250 mL para preparar uma solução do ácido 2,0 M.
a) Determine o volume de ácido sulfúrico
a) Um engenheiro químico preparou uma solução dissolvendo
de cloreto de potássio em água suficiente para preparar 150 mL de solução. Qual concentração molar do cloreto de potássio deveria aparecer no rótulo?
Faça a estrutura de Lewis das seguintes moléculas e íons. Determine o grupo de ponto de cada espécie química. Diga quais elementos de simetria cada espécie possui (eixos de rotação, planos de simetria, centros de inversão e rotação imprópria). Utilize os critérios de simetria para decidir se as moléculas ou íons são polares ou apolares. Identifique os compostos quirais. Nomeie todas as moléculas e íons. Calcule o estado de oxidação (NOX) e a carga formal de cada elemento químico. Quando houver ressonância desenhe as estruturas de ressonância.
1)
|
2)
|
3)
|
4)
|
5)
|
6)
|
7)
|
---|---|---|---|---|---|---|
8)
|
9)
|
10)
|
11)
|
12)
|
13)
|
14)
|
15)
|
16) CO | 17)
|
18)
|
19)
|
20)
|
21)
|
22)
|
23) NO | 24)
|
25)
|
26)
|
27) NaCl | 28)
|
29) HF | 30)
|
31)
|
32)
|
33)
|
34)
|
35)
|
36)
|
37)
|
38)
|
39)
|
40)
|
41)
|
42)
|
43)
|
44)
|
45)
|
46)
|
47)
|
48)
|
49)
|
50)
|
51)
|
52)
|
53)
|
54)
|
55)
|
56)
|
57)
|
58)
|
59)
|
60)
|
61) HNO | 62)
|
63)
|
64) NOF | 65)
|
66)
|
67)
|
68)
|
69)
|
70)
|
71)
|
72) DMSO | H3 - SO- | 73) DMF ( | -
|
74) Aceton | (
|