As forças intermoleculares são responsáveis por várias propriedades físicas e químicas das moléculas, como, por exemplo, a temperatura de fusão. Considere as moléculas de F2, H2 S, NH3, HF, ClF3, Cl2 e Br2.
b) Ordene essas espécies em ordem crescente de temperatura de fusão.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos que ordenar as moléculas F2, H2S, NH3, HF, ClF3, Cl2 e Br2 em ordem crescente de temperatura de fusão. Para isso, vamos precisar entender sobre forças intermoleculares e como elas afetam a temperatura de fusão das substâncias.

Passo 2

As forças intermoleculares são as atrações entre as moléculas. Quanto mais fortes essas forças, maior a temperatura necessária para quebrá-las e fazer a substância passar do estado sólido para o líquido, ou seja, maior a temperatura de fusão. Existem diferentes tipos de forças intermoleculares:
  1. Forças de Van der Waals (ou forças de dispersão de London): Presentes em todas as moléculas, mas mais fortes em moléculas maiores e mais polares.
  2. Dipolo-dipolo: Ocorrem em moléculas polares, onde há uma separação de cargas positivas e negativas.
  3. Ligações de hidrogênio: Um tipo especial de interação dipolo-dipolo, muito forte, que ocorre quando hidrogênio está ligado a átomos altamente eletronegativos como nitrogênio, oxigênio ou flúor.

Passo 3

Vamos analisar cada molécula:
  • H2S: Molecula polar, mas sem ligações de hidrogênio.
  • NH3: Molecula polar e pode formar ligações de hidrogênio.
  • HF: Molecula altamente polar com ligações de hidrogênio fortes.
  • ClF3: Molecula polar com forças dipolo-dipolo.
  • Cl2, Br2 e F2: Moléculas não polares, onde as forças de Van der Waals são predominantes.

Passo 4

Agora, vamos ordenar as moléculas com base na força das suas forças intermoleculares:
  1. Moléculas com ligações de hidrogênio: HF > NH3
  2. Moléculas polares sem ligações de hidrogênio: ClF3 > H2S
  3. Moléculas não polares, ordenadas pelo tamanho: F2 < Cl2 < Br2

Passo 5

Com base nisso, a ordem crescente de temperatura de fusão será:
F2 < Cl2 < Br2 < H2S < ClF3 < NH3 < HF

Resposta

A ordem crescente de temperatura de fusão é:
F2 < Cl2 < Br2 < H2S < ClF3 < NH3 < HF

Exercícios relacionados