A lei de velocidade da reação no Exercício 1 é v = k.[A].[B]. Quais as unidades de k? Dê a lei de velocidade em termos das velocidades de formação ou de consumo de (a) A e (b) C.
Passo 1
Então, a gente tem um exercício que fala sobre a lei de velocidade de uma reação química. A lei dada é
. Nosso objetivo aqui é descobrir quais são as unidades da constante de velocidade
e também reescrever essa lei de velocidade em termos das velocidades de formação ou consumo das substâncias A e C.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é a lei de velocidade. Ela nos diz como a velocidade de uma reação depende das concentrações dos reagentes. No caso, a velocidade
depende das concentrações de [A] e [B], multiplicadas pela constante
.
Passo 3
Para encontrar as unidades de
, precisamos saber as unidades de
, [A] e [B]. Normalmente, a velocidade
é expressa em mol/(L·s), ou seja, mol por litro por segundo. As concentrações [A] e [B] são em mol/L.
Passo 4
Vamos montar a equação das unidades:
Substituindo:
Passo 5
Agora, vamos resolver para as unidades de
:
Passo 6
Agora, vamos reescrever a lei de velocidade em termos das velocidades de formação ou consumo das substâncias A e C.
(a) Para a substância A, que está sendo consumida, a velocidade de consumo é dada por:
(b) Para a substância C, que está sendo formada, a velocidade de formação é dada por:
Resposta
As unidades da constante
são L·mol⁻¹·s⁻¹. A lei de velocidade em termos das velocidades é:
(a)
(b)
(a)
(b)
Exercícios relacionados
Uma mistura no equilíbrio
,
, e
a 1000 K contém os gases nas seguintes concentrações: [
. Qual é a constante de equilíbrio para a decomposição de
?
b)
A decomposição do reagente A a
, para pressòes entre I e 10 atm , tem taxa de primeira ordem.
(a) Mostre que um mecanismo similar à decomposição do azometano,
(a) Mostre que um mecanismo similar à decomposição do azometano,
é consistente com a cinética observada.
Diferentes mecanismos podem ser propostos para explicar a cinética de primeira ordem. Para afirmar que este mecanismo está correto face aos alternativos, necessita-se de evidência adicional.
(b) Com essa finalidade, que outras experiências você sugeriria fazer e que resultados você esperaria encontrar?
Diferentes mecanismos podem ser propostos para explicar a cinética de primeira ordem. Para afirmar que este mecanismo está correto face aos alternativos, necessita-se de evidência adicional.
(b) Com essa finalidade, que outras experiências você sugeriria fazer e que resultados você esperaria encontrar?
A reação
é de segunda ordem, com
. Calcule o tempo necessário para concentração de A passar de
para
.
A constante de velocidade da decomposição de primeira ordem do
na reação
é de
, a
. Qual a meia-vida do
? Qual a pressão (a) 10 s e (b) 10 min depois do início da reação, sendo de 500 Torr a pressão inicial?