Que massa de AgCl será formada, se
de solução de
forem adicionados a
de solução de
?
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para descobrir qual a massa de AgCl que vai se formar quando misturamos 25,0 cm³ de uma solução de HCl 0,050 M com 100 cm³ de uma solução de AgNO₃ 0,050 M. Vamos precisar usar conhecimentos de estequiometria e de reações de precipitação para resolver isso.
Passo 2
Primeiro, vamos entender a reação que vai acontecer aqui. Quando o HCl reage com o AgNO₃, eles se combinam para formar AgCl, que é um sólido que precipita, e HNO₃. A equação química da reação é:
Passo 3
Agora, vamos calcular quantos mols de cada reagente temos. A concentração molar (M) nos diz quantos mols de soluto existem em um litro de solução.
Para o HCl:
Para o AgNO₃:
Passo 4
Observando a equação química, vemos que a reação ocorre na proporção de 1:1 entre AgNO₃ e HCl. Isso significa que 1 mol de AgNO₃ reage com 1 mol de HCl para formar 1 mol de AgCl.
No nosso caso, temos 0,00125 mol de HCl e 0,005 mol de AgNO₃. Como a quantidade de HCl é menor, ele é o reagente limitante, ou seja, vai determinar a quantidade de AgCl formada.
Passo 5
Como a proporção é 1:1, os mols de AgCl formados serão iguais aos mols de HCl que temos:
Passo 6
Agora, vamos converter os mols de AgCl para massa. Para isso, precisamos da massa molar do AgCl. A massa molar do AgCl é a soma das massas molares da prata (Ag) e do cloro (Cl):
- Massa molar de Ag ≈ 107,87 g/mol
- Massa molar de Cl ≈ 35,45 g/mol
- Então, massa molar de AgCl ≈ 107,87 + 35,45 = 143,32 g/mol
Passo 7
Finalmente, calculamos a massa de AgCl:
Resposta
A massa de AgCl formada é de 0,179 g.