(a) Por que normalmente não falamos de valores de Ka para ácidos fortes, como HCl e HNO3 ? Teórica
(b) Por que é necessário especificar a temperatura ao fornecer valores de Ka ? Teórica

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você me enviou duas perguntas sobre constantes de dissociação ácida, conhecidas como Ka. A primeira pergunta quer saber por que geralmente não falamos desses valores para ácidos fortes como HCl e HNO₃. A segunda pergunta quer entender por que precisamos sempre especificar a temperatura quando damos os valores de Ka. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é a constante de dissociação ácida e como ela funciona tanto para ácidos fortes quanto para a questão da temperatura.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que é a constante de dissociação ácida, Ka. Ela mede a força de um ácido em solução aquosa, ou seja, sua tendência de doar prótons (H⁺). A equação geral para a dissociação de um ácido HA é:
HA rightarrow H^+ + A^-
A constante de dissociação Ka é dada por:
Ka = [H^+][A^-][HA]
Para ácidos fracos, Ka é um valor relevante porque mostra o equilíbrio entre a forma não dissociada e a dissociada do ácido.

Passo 3

Agora, por que não falamos de Ka para ácidos fortes como HCl e HNO₃? Aí entra a primeira pergunta. Ácidos fortes praticamente se dissociam 100% em solução aquosa, ou seja, quase todas as moléculas do ácido liberam seus prótons. Então, para HCl:
HCl H^+ + Cl^-
Como praticamente toda a HCl se dissocia, a concentração de HA (HCl não dissociado) é quase zero. Isso faria com que o valor de Ka fosse muito grande, tendendo ao infinito, o que não é muito útil. Por isso, geralmente não usamos Ka para ácidos fortes; ao invés disso, consideramos que eles se dissociam completamente.

Passo 4

Vamos agora para a segunda pergunta: por que é necessário especificar a temperatura ao fornecer valores de Ka? A constante de dissociação ácida, Ka, não é uma constante no sentido absoluto; seu valor depende da temperatura da reação. A temperatura afeta a energia das moléculas e, portanto, o equilíbrio entre as formas dissociadas e não dissociadas do ácido.
Se a temperatura aumenta, geralmente a dissociação do ácido também aumenta (dependendo se a reação é endotérmica ou exotérmica), alterando o valor de Ka. Por isso, para que uma constante como Ka seja útil e precisa, ela precisa ser acompanhada pela temperatura na qual foi medida.

Resposta

(a) Normalmente não falamos de valores de Ka para ácidos fortes como HCl e HNO₃ porque esses ácidos se dissociam completamente em solução aquosa, tornando Ka extremamente grande e praticamente infinita, o que não é útil para comparação.
(b) É necessário especificar a temperatura ao fornecer valores de Ka porque a constante de dissociação ácida depende da temperatura, já que a temperatura afeta o equilíbrio entre as formas dissociadas e não dissociadas do ácido.

Exercícios relacionados