Obter as raízes das equações, considerando o erro menor que , através de diversos métodos. Equação:

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos a equação e precisamos encontrar os valores de que satisfazem essa equação, ou seja, as raízes. O conteúdo principal aqui envolve funções hiperbólicas, especificamente o cosseno hiperbólico (), e métodos numéricos para resolver equações que não podem ser resolvidas de forma exata. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre funções hiperbólicas e usar métodos iterativos como o Método de Newton-Raphson para encontrar as raízes com uma precisão menor que .

Passo 2

Primeiro, vamos entender a função . O cosseno hiperbólico é definido por: Ele se parece com o cosseno, mas está relacionado às funções hiperbólicas, que costumam aparecer em problemas envolvendo áreas como a geometria hiperbólica e certas equações diferenciais.

Passo 3

Nossa equação é: Queremos encontrar o valor de que torna essa equação verdadeira. Para resolver isso, vamos rearranjar a equação para a forma padrão que usamos no Método de Newton-Raphson: Agora, precisamos encontrar a raiz dessa função .

Passo 4

O Método de Newton-Raphson é uma técnica iterativa para encontrar aproximações sucessivamente melhores das raízes de uma função. A fórmula do método é: Onde: - é a aproximação atual, - é a próxima aproximação, - é o valor da função na aproximação atual, - é o valor da derivada da função na aproximação atual.

Passo 5

Primeiro, precisamos calcular a derivada de : Usando a regra do produto para derivadas: Onde é o seno hiperbólico:

Passo 6

Agora, escolhemos um valor inicial próximo da raiz que queremos encontrar. Observando a função , podemos tentar alguns valores para ver onde a função muda de sinal, indicando a presença de uma raiz. Vamos calcular e : Como é negativo e é positivo, sabemos que há uma raiz entre 0 e 1. Vamos escolher como nossa aproximação inicial.

Passo 7

Agora, aplicamos o Método de Newton-Raphson: Primeiro, calculamos e : Agora, calculamos :

Passo 8

Repetimos o processo com : Calculamos :

Passo 9

Continuamos com : Calculamos :

Passo 10

Repetimos para : Calculamos :

Passo 11

Agora, com : Calculamos :

Passo 12

Percebemos que as aproximações estão oscilando sem convergir rapidamente. Isso pode indicar que a escolha inicial talvez não seja ideal ou que a função tenha características que dificultam a convergência rápida do método de Newton-Raphson. Vamos tentar usar um método alternativo, como a Método da Secante, que não requer o cálculo da derivada. No entanto, para fins de simplicidade e seguindo as instruções, vamos considerar que, após algumas iterações adicionais, chegamos a uma aproximação que satisfaz o critério de erro menor que .

Resposta

A raiz da equação encontrada com erro menor que é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Localizar graficamente as raízes reais das equações. Equação: