A paciente , de 76 anos, acabou de ter uma mudança em seus medicamentos anti-hipertensivos, passando a utilizar o alondipino dia, um bloqueador dos canais de cálcio. A pressão arterial dela é de 148/70. Ela tem o hábito de ingerir o medicamento juntamente com um copo grande de suco de grapefruit (suco de toranja). Dois dias depois, a pressão sanguínea da paciente passa a ser de 96/60. Explique detalhadamente o que pode ter ocorrido para esta acentuada redução de pressão sanguínea.

Passo 1

Beleza, vamos entender o que está acontecendo aqui. A questão fala sobre uma paciente de 76 anos que começou a tomar alondipino, um medicamento para pressão alta, e também bebeu um copo grande de suco de grapefruit junto com ele. Dois dias depois, a pressão dela caiu bastante. Vamos precisar saber sobre medicamentos anti-hipertensivos, especialmente os bloqueadores dos canais de cálcio como o alondipino, e como certos alimentos, como o suco de grapefruit, podem interferir na ação desses medicamentos.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o alondipino. Ele é um bloqueador dos canais de cálcio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue e, assim, diminuindo a pressão arterial. A dose que a paciente está tomando é de 5 mg por dia, o que é uma dose comum para controlar a hipertensão.

Passo 3

Agora, vamos considerar o suco de grapefruit, também conhecido como suco de toranja. Esse suco é famoso por interagir com vários medicamentos. A razão disso está em uma enzima no nosso fígado chamada CYP3A4. Essa enzima é responsável por metabolizar muitos medicamentos, incluindo o alondipino.

Passo 4

O problema é que o suco de grapefruit inibe a ação da enzima CYP3A4. Quando essa enzima está inibida, o corpo não consegue metabolizar o alondipino tão eficientemente, o que faz com que mais medicamento permaneça na corrente sanguínea por mais tempo. Isso pode levar a níveis mais altos de alondipino no sangue do que o esperado.

Passo 5

Com níveis mais altos de alondipino no sangue, os efeitos do medicamento são amplificados. Isso significa que os vasos sanguíneos relaxam mais do que o necessário, resultando em uma queda significativa da pressão arterial, que é o que aconteceu com a paciente.

Resposta

A combinação do alondipino com o suco de grapefruit inibiu a enzima responsável por metabolizar o medicamento, aumentando seus níveis no sangue e causando uma redução acentuada da pressão sanguínea da paciente.

Exercícios relacionados

Um medicamento administrado por via oral apresenta as seguintes características:
Biodisponibilidade
Volume de distribuição
T meia vida de eliminação
T meia vida de absorção
Concentração efetiva mínima
Concentração tóxica
Peso do paciente
intervalo entre as doses (em horas)
dose administrada (em mg)
constante da taxa de eliminação
O esquema posológico correto seria de 300 mg (D), duas, três e/ou quatro vezes ao dia? Explique detalhadamente sua resposta.
O óxido de dinitrogênio, , tem três estruturas possíveis. Desenhe as três estruturas e calcule a carga formal de cada átomo. Com base nas cargas formais e eletronegatividade, diga qual a estrutura de ressonância mais favorável.
Um homem de 30 anos é levado ao pronto-socorro em coma profundo. A respiração está gravemente deprimida. Seus amigos afirmam que ele se autoadministrou uma grande dose de morfina 6 h antes. Foi feita uma coleta de sangue e uma análise imediata desta amostra mostrou um nível de morfina no sangue de . Supondo que o Vd da morfina neste paciente seja de 200 L e a meia-vida da morfina de 3 h , qual a quantidade de morfina que o paciente se autoadministrou 6 h antes?
O volume transferido por uma bureta é a diferença entre a leitura final e inicial. Foi observado através de repetiçães que o desvio padrăo para cada leitura é . O desvio padrão muitas vezes é empregado como a incerteza de uma medida, acrescentado após a expressåo . Qual é, então, a incerteza para a medida de um volume através de uma bureta?