Nos pares de sais abaixo, para qual você espera que será necessária uma maior energia para separar os íons? Explique suas respostas: NaF ou KF.

Passo 1

Então, o que a gente tem aqui é um exercício que pergunta qual dos dois sais, NaF ou KF, vai precisar de mais energia para separar os íons que compõem cada sal. Isso envolve a matéria de química, especificamente sobre energia de rede. Para resolver, a gente vai precisar entender como a energia de rede funciona e como ela depende do tamanho dos íons e das cargas envolvidas.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é energia de rede. Energia de rede é a quantidade de energia necessária para separar um mol de um composto iônico sólido em seus íons gasosos. Basicamente, é a força que mantém os íons juntos no cristal. Quanto maior essa energia, mais difícil é separar os íons.

Passo 3

A energia de rede depende de dois fatores principais:
  1. Carga dos íons: Íons com cargas maiores se atraem mais fortemente.
  2. Tamanho dos íons: Íons menores têm uma atração mais forte porque estão mais próximos uns dos outros.

Passo 4

No nosso caso, tanto o NaF quanto o KF têm íons com cargas de +1 e -1, então a primeira parte (carga) é igual para os dois. Então, vamos analisar o tamanho dos íons.

Passo 5

O sódio (Na⁺) é menor que o potássio (K⁺). Isso significa que no NaF, os íons Na⁺ e F⁻ estão mais próximos uns dos outros do que no KF, onde os íons K⁺ e F⁻ são maiores e estão mais distantes.

Passo 6

Como os íons no NaF estão mais próximos devido ao menor tamanho do Na⁺, a atração entre eles é mais forte. Isso resulta em uma energia de rede mais alta para o NaF em comparação com o KF.

Passo 7

Então, a gente espera que seja necessária mais energia para separar os íons no NaF do que no KF, por causa da maior energia de rede presente no NaF.

Resposta

É necessário mais energia para separar os íons no NaF do que no KF devido à maior energia de rede do NaF.

Exercícios relacionados

O Kps para o Ca(OH)2 é 1,3 times 10^-6(25^circ C). Se uma solução de Ca^2+ for misturada com uma solução de OH com concentrações finais 0,0010 mol / L de Ca^2+ e 0,0010 mol / L de OH^-haverá precipitação de Ca(OH)2 ? [Resposta: produto iônico (1,0 times 10^-9), NÃO FORMA PRECIPITADO]
Considere o equilibrio: N2 O4(a)-2 NO2(a)(De Em qual sentido o equilibrio se deslocará quando cada uma das seguintes variações for feita ao sistema no equillbrio:
e) Diminuição da temperatura
OKps para o BaCO3 é 5,0 times 10^-9(25^circ C). Se uma solução de Ba^2+ for misturada com uma solução de CO3 ^2- com concentrações finais 0,00020 mol / L de Ba^2+ e 0,00010 mol / L de CO3 ^2- haverá precipitação de BaCO3 ? [Resposta: produto iônico (2,0 times 10^-8), FORMA PRECIPITADO]
Considere o equilibrio: N2 O4(a)-2 NO2(a)(De Em qual sentido o equilibrio se deslocará quando cada uma das seguintes variações for feita ao sistema no equillbrio:
d) Aumento do volume