O polinômio de segundo grau, , cujo gráfico passa pelos pontos não colineares e pode ser obtido pela resolução de um sistema linear . Obtenha o polinômio de segundo grau cujo gráfico passa pelos pontos e .

Passo 1

Então, galera! A gente tem um exercício onde precisamos encontrar um polinômio de segundo grau, ou seja, da forma . Esse polinômio deve passar por três pontos específicos: , e . Para resolver isso, vamos usar um sistema de equações lineares . Precisamos achar os valores de , e que satisfazem todas as três condições impostas pelos pontos.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa o polinômio passar por esses pontos. Quando dizemos que passa pelo ponto , isso quer dizer que quando , deve ser igual a 0. Ou seja:
Simplificando:
çã

Passo 3

Agora, vamos aplicar o mesmo raciocínio para o segundo ponto . Quando , :
Simplificando:
çã

Passo 4

E para o terceiro ponto , temos:
Simplificando:
çã

Passo 5

Agora, temos um sistema de três equações com três incógnitas:
çãçãçã
Vamos resolver esse sistema passo a passo para encontrar os valores de , e .

Passo 6

Primeiro, podemos eliminar uma das variáveis. Vamos eliminar subtraindo a Equação 1 da Equação 2:
Simplificando:
çã

Passo 7

Agora, vamos eliminar novamente, dessa vez subtraindo a Equação 1 da Equação 3:
Simplificando:

Passo 8

Com o valor de encontrado, vamos substituir na Equação 4 para encontrar :
Resolvendo para :

Passo 9

Agora que temos e , vamos substituir esses valores na Equação 1 para encontrar :
Simplificando:

Resposta

O polinômio de segundo grau que passa pelos pontos , e é:

Exercícios relacionados

A etapa de escalonamento no Método de Eliminação de Gauss consiste em anular os coeficientes que estão abaixo da diagonal principal, tornando a matriz dos coeficientes do sistema em uma matriz triangular superior e resultando no sistema linear
Após esta etapa, utiliza-se a função SolveSistSuperior(A, b) para resolver o sistema acima. Considere um novo método para a solução de sistemas lineares, obtido através de uma alteração no algoritmo do Método de Eliminação de Gauss. O novo método, consiste em também anular os coeficientes que estão acima da diagonal principal. Dessa forma, após o processo de escalonamento, a matriz dos coeficientes do sistema terá elementos não nulos somente na diagonal principal. Assim, o sistema linear terá o seguinte formato:
A solução do sistema acima é obtida por . Crie uma função no Matlab que resolva um sistema inear usando o novo método. Para isto, identifique no algoritmo do Método de Eliminação de Gauss as etapas responsáveis em anular os coeficientes que estão abaixo da diagonal principal e acrescente uma condição para que os estão acima da diagonal principal também fiquem nulos. Chame a função de GaussModificado(A, b).
Uma indústria produz quatro tipos de produtos: (1), (2), (3) e (4). Cada produto é processado e produzido no decorrer da semana. Para produção de cada unidade desses produtos necessitam-se de quatro diferentes tipos de matérias-primas (A), (B), © e (D), conforme a tabela:
A B C D
1 2 4 1
2 0 1 0
4 2 3 1
3 1 2 1
Por exemplo, para produzir uma unidade do produto (1) necessita-se de 1 unidade de (A), 2 unidades de (B), 4 unidades de © e 1 unidade de (D).
A indústria possui um planejamento de reposição de matérias-primas que varia semanalmente. A tabela a seguir mostra a disponibilidade dos estoques:
Estoque A B C D
Semana 1 16 13 27 7
Semana 2 18 12 25 7
Semana 3 20 20 40 11
Semana 4 27 9 23 5
Formule um modelo matemático para determinar a manufatura dos produtos, de modo que os estoques de matérias-primas sejam esgotadas semanalmente.
Pesquise sobre a estratégia de pivotamento parcial no método de Eliminação de Gauss e resolva o sistema abaixo por este procedimento:
Escolha o menor inteiro positivo de e determine uma solução aproximada do sistema pelo Método de Jacobi.