(3.0 pontos) Encontre o raio e o intervalo de convergência da série .

Passo 1

Beleza, a gente precisa encontrar o **raio** e o **intervalo de convergência** da série . Para isso, vamos usar o **Teste da Razão**, que é uma técnica para determinar onde uma série converge.

Passo 2

Primeiro, vamos aplicar o **Teste da Razão**. Esse teste nos diz que se o limite da razão entre termos consecutivos da série for menor que 1, a série converge. A fórmula do teste é: Onde é o termo geral da série.

Passo 3

Vamos calcular esse limite para a nossa série: Então, Extra close brace or missing open brace \frac{a_{n+1}}{a_n} = \frac{2^{n+1}(x-3)^{n+1}}{\sqrt{n+4}} \cdot \frac{\sqrt{n+3}}{2^{n}(x-3)^{n}}} = 2|x-3| \cdot \sqrt{\frac{n+3}{n+4}} Tomando o limite quando vai para o infinito:

Passo 4

Para a série convergir, precisamos que :

Passo 5

O que isso significa é que o **raio de convergência** é .

Passo 6

Agora, vamos determinar o **intervalo de convergência**. Sabendo que , temos:

Resposta

O raio de convergência é e o intervalo de convergência é .

Exercícios relacionados

(1.5) Considere o problema de resolver a equação pelo método de Newton. Determine o valor de que faz com que a sequência gerada pelo método oscile indefinidamente entre .
(1.0) Calcule .
(1.5) Considere o problema de determinar o ponto sobre o gráfico de que está mais próximo do ponto . Explique como o método de Newton pode ser usado para resolver o problema e, considerando , faça uma iteração do método para estimar .
Converter os seguintes números a base decimal: