Por que o potencial de equilíbrio de metais nobres é positivo?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta é sobre por que o potencial de equilíbrio (ou potencial padrão de eletrodo) dos metais nobres é positivo. Isso está relacionado com a química de eletroquímica, especificamente como os metais nobres se comportam em reações de oxidação e redução. Vamos precisar entender o que é potencial de eletrodo, a escala de potenciais padrão e as características dos metais nobres para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o potencial de eletrodo. É uma medida de quão facilmente um metal pode perder ou ganhar elétrons quando está em solução. Um potencial positivo significa que o metal tem uma tendência menor de doar elétrons (menos reativo), enquanto um potencial negativo indica que ele tende mais a doar elétrons (mais reativo).

Passo 3

Agora, sobre a escala de potenciais padrão de eletrodo. Ela é uma referência usada para comparar diferentes metais e suas tendências a se oxidar ou reduzir. A escala é baseada no eletrodo padrão de hidrogênio, que tem potencial definido como zero. Metais com potenciais positivos estão acima desse ponto, ou seja, são menos propensos a perder elétrons comparados ao hidrogênio.

Passo 4

Os metais nobres como ouro, prata e platina são chamados assim porque são muito resistentes à corrosão e à oxidação. Isso acontece porque eles não gostam de perder elétrons facilmente; eles têm uma alta afinidade eletrônica e uma estrutura eletrônica estável.

Passo 5

Como os metais nobres não perdem elétrons facilmente, eles têm potenciais de eletrodo positivos. Isso significa que, em comparação com o hidrogênio, eles são menos propensos a serem oxidado. Em outras palavras, eles preferem ganhar elétrons ou permanecer em seu estado metálico estável.

Passo 6

Além disso, em reações de células eletroquímicas, os metais nobres atuam bem como eletrodos porque mantêm sua integridade sem corroer, graças aos seus potenciais positivos. Isso os torna ideais para aplicações onde a estabilidade é crucial, como em baterias e catalisadores.

Resposta

Os metais nobres têm potenciais de equilíbrio positivos porque são menos propensos a perder elétrons devido à sua estrutura eletrônica estável e alta afinidade eletrônica, o que os torna menos reativos e mais resistentes à oxidação em comparação com outros elementos, refletindo-se em seus potenciais de eletrodo positivos.

Exercícios relacionados

No modelo de dupla camada de Gouy-Chapman é possível calcular a população, isto é, concentração de espécies carregadas na superfície do eletrodo usando a equação:
na qual a é a concentração no seio da solução.
Calcule a concentração na superfície do eletrodo de uma solução de íons monovalentes ao potencial de 0,5 V. A concentração aumenta ou diminui ao aumentar o potencial?
Para uma dupla camada elétrica, sabe-se que a capacitância da camada compacta é de . A capacitância da camada difusa é uma função da espessura (L) e é dada pela equação:
a) Calcule a capacitância total de uma dupla camada elétrica cuja camada difusa tenha 20 nm de espessura.
O valor do potencial padrão de redução é determinado, levando-se em consideração concentração, pressão e temperatura. Sabe-se também que há variação no valor do potencial da semirreação quando há variação na concentração das espécies que constituem a semirreação. Quando isso ocorre, a equação de Nernst pode ser utilizada para calcular a diferença de potencial para os valores de diferentes concentrações.
c) Informe por meio de cálculos o valor do potencial (E), sabendo-se que a .
Uma célula galvânica é constituída pelos eletrodos abaixo especificados e separados por uma ponte salina.
ELETRODO I: placa de chumbo metálico mergulhada em uma solução aquosa de nitrato de chumbo.
ELETRODO II: sulfato de chumbo sólido prensado contra uma
Nas condições padrão, o potencial de cada um destes eletrodos, em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio, é
ELETRODO I .
ELETRODO II$).
d) Qual o potencial da célula?